Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Infraero vai adequar aeroportos do Amazonas para retomada dos voos

Crédito Divulgação Infraero (2)

A contratação vai permitir que essas localidades possam ter acesso ao transporte aéreo realizado de acordo com as melhores práticas da aviação civil

A Infraero foi contratada para adequar aeroportos e permitir a retomada de voos no Amazonas. Os aeroportos de Maués, Itacoatiara e Fonte Boa passarão por estudos, projetos e obras sob a coordenação do órgão contratado pela Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias para esses aeroportos.

A contratação vai permitir que essas localidades possam ter acesso ao transporte aéreo realizado de acordo com as melhores práticas da aviação civil. Pelo contrato, a empresa adotará todas as providências necessárias de adequação das infraestruturas às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para receber voos em condições visuais, inicialmente no período diurno.

Durante a assinatura do contrato, em Brasília (DF), o presidente da Infraero, Brigadeiro Hélio Paes de Barros, explicou que a empresa vai levar logística com a rapidez necessária para atender à população dessas cidades. “No prazo de um ano e meio, vamos fazer com que essa certificação leve a esses aeroportos, em primeiro plano, aeronaves do tipo 2B, como o Cessna Grand Caravan. Mas há expectativas de que a gente possa, conforme a demanda, ir progredindo até certificar esses aeroportos para operações com aeronaves como o ATR”, disse.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a contratação da Infraero é uma inovação em relação ao modelo utilizado anteriormente. “Muitas vezes fazíamos esse tipo de contratação com as prefeituras. Entendemos que ganharíamos tempo e qualidade utilizando a Infraero, que já tem um quadro especializado”, disse. “Então, utilizamos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) com uma contratação direta, para que a empresa faça o projeto, a contratação e acompanhamento da obra com o objetivo de entregar o equipamento certificado”, acrescentou.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann, destacou a importância da iniciativa para futuros projetos na região. “Esse é um projeto-piloto que serviu como aprendizado para que a gente possa, a partir de agora, ter um modelo a ser seguido. Havendo disponibilidade orçamentária, a gente tem como replicar isso em diversos outros aeroportos na região amazônica, e a nossa ideia é essa”.

Para projetar as melhorias em Maués, Itacoatiara e Fonte Boa, a Infraero já realizou estudos preliminares das pistas, pátio de aeronaves e demais estruturas dos aeroportos, o que permitirá fazer um planejamento específico em cada cidade.

Receba nossas newsletters