Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Infraestrutura é destaque em congresso Abetar 2010

.

.

A taxa de crescimento de usuários do transporte aéreo dobrou nos últimos sete anos. Se em 2003; o total de passageiros era de 71 milhões; em 2010; previsões apostam para mais 140 milhões; chegando a 170 milhões de pessoas voando até 2014. Os números são motivos de festejos; mas também de preocupação. É o que pode ser constatado no Congresso Anual da Abetar; que recebe o título “A nova aviação regional: crescimento e desafios”. O evento acontece na sede da Confederação Nacional de Transportes (CNT); em Brasília; nesta quarta e quinta-feira; dias 15 e 16; respectivamente.
 
A necessidade de melhorias na infraestrutura aeroportuária é a maior carência apontada no evento. Para Apostole Lazaro Chryssafidis; presidente da Abetar; o setor de aviação mudou nos últimos anos; mas ainda requer melhorias. “O setor evoluiu; mas temos um mercado competitivo. Não há espaço para amadorismo”; diz. “Somos prestadores de serviços e temos que fazer isso com eficiência e competência”; adianta.
 
Victor Celestino; diretor de Relações Institucionais da Trip Linhas Aéreas; e diretor da Abetar; ratifica a carência da infraestrutura da aviação regional. “Há gargalos que impedem a evolução do setor. É o grande empecilho do crescimento e precisamos rever isso o quanto antes; uma vez que o país vai sediar nos próximos anos a Copa do Mundo e as Olimpíadas”.
 
Estudos do Setor
 
Nos dois dias do Congresso Abetar 2010; nos dias 15 e 16 de dezembro; especialistas apresentarão estudos sobre o setor. Nesta quarta-feira; dia 15; foi apresentado o relatório “Estudos para Adequação da Infraestrutura Aeroportuária nas Regiões de Interesse Turístico”; que buscou identificar e hierarquizar os principais aeroportos brasileiros com potencial para operação de tráfego aéreo. Foram estudados 174 aeroportos; com foco nas regiões Centro-Oeste e Mato Grosso. Os principais fatores pesquisados foram o desenvolvimento; porte do município; infraestrutura e turismo.
 
O Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério de Transportes; Marcelo Perrupato; apresentou o painel “A integração da Aviação Regional do Plano Nacional de Logística de Transporte”. O evento ainda teve a apresentação do artigo “Infraestrutura Aeroportuária e o Desenvolvimento do tráfego Aéreo Regional no Brasil”; vencedor do Prémio INC de Inovação e Pesquisa de Transportes; de autoria do pesquisador Marcos Alexandre Rauer Demant.
 
De acordo com Apostole Lazaro; presidente da Abetar; a intenção é realizar um fluxo de conhecimento e identificar carências. “Pretendemos obter uma visão global do sistema para que haja um dimensionamento e investimentos”.
 
 

José Augusto Guedes Falcão, Apostole Lazaro Chryssafidis, Marcelo Perrupato e Victor Celestino

Receba nossas newsletters