Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

JetBlue encerra operações na Cidade do México

n323jb-jetblue-airways-embraer-erj-190ar-erj-190-100-igw

A companhia não é a primeira norte-americana a encerrar seus voos. Alaska e Southwest Airlines também não voam mais para a Cidade do México

A JetBlue decidiu cancelar todos os seus voos para a Cidade do México a partir do próximo dia 9 de janeiro. As operações diárias de Boston, Fort Lauderdale, New York e Orlando, portanto, estão com os dias contados. Sua oficial retirada acontece quatro anos depois de iniciar operações para a capital mexicana, embora no começo os slots não tenham sido favoráveis. Em 2017, a situação acabou mudando por conta da joint venture entre Delta e Aeromexico, o que acabou criando também slots favoráveis para suas operações.

Boston e Fort Lauderdale são os destinos que mais sentirão a ausência da JetBlue, por ser a única a operar voos diretos para a Cidade do México. De Orlando e Nova York, no entanto, a concorrência era maior, com Aeromexico, Interjet, Volaris, Delta e VivaAerobus operando as mesmas rotas. Mas o que pode ter levado a JetBlue a tomar esta radical decisão? A companhia não é a primeira norte-americana a encerrar seus voos. Alaska e Southwest Airlines também não voam mais para a Cidade do México desde novembro de 2018 e março de 2019, respectivamente.

A forte joint venture entre Aeromexico e Delta, embora tenha criado slots favoráveis à JetBlue em 2017, pode ter sido um dos motivos de maior destaque para a tomada de decisão. Além disso, o crescimento frenético de aéreas de baixo custo no México vem aumentando consideravelmente a concorrência. Além disso, a JetBlue ainda tem que lidar com uma queda na demanda de mexicanos que querem visitar os EUA, principalmente porque acabam dando preferência às companhias aéreas locais pelas condições especiais de pagamento. É o caso da Aeromexico, que investe nas agências de viagens tradicionais e vende passagens direto por lá, algo que a JetBlue não faz.

Receba nossas newsletters