Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Justiça mantém posse de aeronaves da Avianca Brasil

Plano de expansão contempla segunda rota diária para Miami, terceiro voo para Santiago, no Chile, e novas operações no Brasil

Companhia está em recuperação judicial desde dezembro

A saga da Avianca Brasil em busca da sua rentabilidade ganhou mais um capítulo vitorioso. A companhia obteve na justiça a garantia de que seguirá com as suas aeronaves. O juiz Tiago Henrique Papaterra Limongi reiterou a decisão que mantinha a tutela das aeronaves com a companhia, ao contrário do que algumas credoras pediram a justiça, que foi a reintegração de posse.

Veja a nota oficial da Avianca abaixo

Desta forma, a companhia mantém a posse das aeronaves e operando normalmente até a assembléia geral dos credores, que acontecerá em abril. Conforme acordado na última audiência, a Avianca deve apresentar uma proposta de pagamento das dívidas atrasadas. Para isso, a empresa conta com um aporte – que deve ser confirmado em breve – do fundo Elliott Management de R$ 250 milhões. De acordo com o processo, o total de dívidas da Avianca Brasil é próximo a R$ 500 milhões.

Informações de bastidores dão conta de que alguns dos credores não aceitaram as propostas da Avianca até o momento. As negociações seguem e, até o final do processo, a companhia deverá apresentar uma proposta de pagamento. É importante que, para que a Recuperação Judicial prossiga, os credores aceitem o plano. Caso isso não ocorra, a justiça pode decretar a falência da empresa.

Outro fator que pode levar a isso é o não cumprimento do plano no período de dois anos. Na ocasião do pedido, a companhia justificou que sem as aeronaves, mais de 77 mil passageiros seriam prejudicados. Por este motivo, a justiça impediu que as aeronaves fossem retomadas pelas empresas de arrendamento naquele momento.

A Avianca teve um crescimento rápido nos últimos anos, chegando em 2018 a um share de 13,55% no nacional e 7,72% no internacional. Nos últimos dois anos, o destaque foi a internacionalização, com o início de voos para Miami, Nova York e Santiago, que serão descontinuados a partir de março.

NOTA OFICIAL:

A Avianca Brasil informa que a tutela de suas aeronaves foi prorrogada até a Assembleia Geral dos Credores, que deve acontecer na primeira quinzena de abril de 2019. Ou seja, a frota segue protegida e nenhuma medida – como reintegração de posse, por exemplo – pode ser adotada. Assim, a companhia segue transportando seus milhares de passageiros e atendendo a todos com a excelência de sempre.

A empresa reitera que está totalmente focada em garantir a continuidade de suas operações, a sustentabilidade do negócio e o plano de Recuperação Judicial.

 

Receba nossas newsletters