Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam Brasil amplia oferta de assentos em mais de 5% para junho

Latam

(Divulgação/LATAM)

O grupo Latam expandiu significativamente sua oferta de assentos em junho, aumentando em 15,9% a disponibilidade medida em ASK (assentos-quilômetros oferecidos), na comparação com o mesmo período do ano passado. Este crescimento foi impulsionado por um aumento de 25,2% na oferta internacional e de 9,4% na oferta doméstica nas filiais do Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, mesmo diante das adversidades das enchentes no Rio Grande do Sul, a Latam registrou um aumento sólido de 5,7% na oferta doméstica. No acumulado do semestre, a operação brasileira cresceu 5,6% em relação ao ano anterior.

A demanda de passageiros, medida em RPK (passageiros-quilômetros transportados), também apresentou um aumento significativo de 17,6% em junho, impulsionada pelo forte crescimento de 25,5% no segmento internacional e de 11,5% no doméstico das filiais mencionadas. No mercado brasileiro, a demanda doméstica cresceu 8,6% no mesmo período e 9% no semestre.

A taxa de ocupação alcançou 84,2% em junho, representando um aumento de 1,2 ponto percentual em relação ao ano anterior. Destacando-se, o segmento internacional atingiu uma ocupação de 85,4%. No total, mais de 6,5 milhões de passageiros foram transportados pela Latam em junho, um aumento de 10,3% em relação ao mesmo período de 2023. Durante o segundo trimestre, o grupo movimentou 19,1 milhões de passageiros, um crescimento de 11,7% em comparação ao ano anterior.

A capacidade operacional cargueira expandiu-se em 17,2% em junho, medida em ATK (tonelada-quilômetros oferecidos), alcançando 670 milhões de toneladas-quilômetro disponíveis.

Impacto das enchentes em Porto Alegre

O Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (POA) foi forçado a interromper suas operações indefinidamente devido às enchentes em maio de 2024. Isso resultou no cancelamento total das operações da Latam Airlines Brasil no aeroporto, que anteriormente operava com uma média de 24 voos diários até abril de 2024.

Durante este período, o grupo realocou 12% de sua capacidade para outros mercados, tanto domésticos quanto internacionais, com planos de retomar suas operações completas para outros aeroportos ou rotas em agosto. A Latam Airlines Brasil está preparada para reiniciar suas operações em Porto Alegre assim que o aeroporto local retomar suas atividades.

Este desenvolvimento destaca o compromisso da Latam em ajustar sua operação para enfrentar desafios regionais e continuar seu crescimento no mercado global de aviação. A tabela a seguir resume as principais estatísticas operacionais para o mês, trimestre e ano acumulado em junho do grupo Latam:

(Divulgação/Latam)

(Divulgação/Latam)

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.