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Aviação

Latam dá dicas para clientes viajarem com segurança e tranquilidade durante o verão

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Companhia listou dicas para que seus clientes possam viajar com tranquilidade e segurança nesta alta temporada de verão (Divulgação)

A Latam está pronta para transportar 7 milhões de passageiros nos seus voos domésticos e internacionais no Brasil entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Após ampliar sua conectividade com mais de 3 mil voos extras e investir em tecnologia, procedimentos e na contratação de mais de 1 mil funcionários, a companhia listou dicas para que seus clientes possam viajar com tranquilidade e segurança nesta alta temporada de verão.

  1. CONFIRA TODOS OS DOCUMENTOS E REGRAS DO DESTINO DA SUA VIAGEM

É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade de toda a documentação necessária, como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto e menores desacompanhados dos pais ou responsáveis precisam apresentar autorizações específicas. Em viagens internacionais, a Polícia Federal requer mais tempo para analisar a documentação de menores de 18 anos e, em função da pandemia de Covid-19, a companhia orienta que os clientes consultem com antecedência em Requisitos para Viajar as regras do País de destino da sua viagem. Vale destacar que, por determinação da Anvisa, a utilização da máscara durante toda a viagem voltou a ser obrigatória desde 25 de novembro de 2022 no Brasil. Veja aqui os modelos permitidos para embarque.

2. ANTECIPE NECESSIDADES, SERVIÇOS EXTRAS E PROCEDIMENTOS DE EMBARQUE

Na seção Minhas Viagens, o cliente da Latam pode consultar todas as informações e verificar os serviços incluídos no seu voo de acordo com a sua tarifa e categoria no Latam Pass, programa de fidelidade da companhia. Use essa seção para consultar ou adicionar bagagem, selecionar assentos, visualizar o cartão de embarque e conferir o check-in. Vale destacar que, como parte de sua transformação digital, 80% dos clientes Latam não precisam mais fazer check-in, pois ele é automático, o que economiza 20% do tempo no aeroporto. Para despachar a bagagem, a companhia oferece em 9 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins) o Despacho de Bagagem Express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas.

3. CHEGUE MAIS CEDO AO AEROPORTO

Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no local 4 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Na alta temporada, é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de embarque e eventuais trocas de portão. Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal, retirada de malas em conexão, entre outros.

Por isso, a companhia reforça que os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem atenção às orientações e sinalizações realizadas pela companhia nos alto-falantes e telões. A Latam recomenda ainda verificar as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto e consultar a situação do voo em Status de Voo antes de se dirigir ao local de embarque, especialmente em dias e cidades com condições meteorológicas adversas, afinal, as chuvas são uma realidade nesta época do ano em diversas localidades do País.

4. MANTENHA SEU CADASTRO ATUALIZADO EM LATAM.COM PARA TER INFORMAÇÕES E ASSISTÊNCIA

Na seção Minha Conta no site da companhia, o cliente Latam pode criar o seu cadastro e manter sempre atualizados os seus contatos (e-mail e telefone) para receber notificações rápidas em caso de possíveis mudanças nos voos ou diante de situações de contingências operacionais nos aeroportos. Vale destacar que, com o cadastro do telefone, o cliente receberá via Whatsapp LATAM as informações necessárias ao longo de sua viagem e ainda pode interagir com um assistente virtual ou um agente humano para sanar dúvidas ou receber qualquer tipo de assistência.

O sucesso de uma boa alta temporada é a atuação combinada de três protagonistas: 1. A companhia aérea, que precisa estar preparada para atender ao aumento da demanda; 2. O cliente consciente, que se antecipa e programa bem o passo a passo de sua viagem; 3. O tempo, o único que não conseguimos controlar, mas que buscamos gerenciar suas contingências da melhor maneira possível”, disse Derick Barboza, diretor de Aeroportos da Latam Brasil.

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