Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Latam se destaca por inovações em evento do setor aéreo na Argentina

(Foto: Eric Ribeiro/M&E)

O uso de drones e realidade aumentada estiveram entre os destaques (Eric Ribeiro/M&E)

A Latam foi um dos destaques do MRO Latin America 2023, evento de manutenção aeronáutica da América Latina realizado em Buenos Aires, na Argentina, em 22 e 23 de fevereiro. A empresa foi convidada para apresentar os detalhes do uso de drones na inspeção de suas aeronaves.

A apresentação foi realizada por Everton Amieiro, coordenador de Suporte Operacional da Latam no Brasil, que falou sobre o uso do dispositivo para auxiliar no processo de inspeção externa das aeronaves da empresa no País até 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional. Em 2022, aliás, a tecnologia começou a ser exportada para a operação da Latam no Chile.

O processo é realizado em seus aviões da família Airbus A320, onde são coletadas entre 1.600 e 2.000 fotos detalhadas de toda a fuselagem, asas e empenagem, usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários. O método de inspeção é 100% autônomo.

Uma das vantagens está relacionada à economia de recursos, porque ao manter os registros em nuvem e atualizados em tempo real, os custos com impressões de papéis foram eliminados, além disso, a tecnologia aumenta a confiabilidade nos processos em função da padronização da inspeção. O método é fruto da parceria com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento.

Em 2022 a Latam também implementou o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos realizarem a manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. Outro avanço tecnológico recente foi a adoção de um sistema eletrônico para registros de manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos.

A companhia foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a utilizar esse formato de documento para executar e registrar as ações de manutenção nas aeronaves, além de atender todos os requisitos da Resolução nº 458 e da Instrução Suplementar (IS) nº 43.9-004 da ANAC, que permite o uso de sistemas digitais em substituição aos documentos de papel.

Receba nossas newsletters