Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Lufthansa lidera retomada de operações em Israel; outras companhias seguem passos

Lufthansa 3 divulgação e1705429732199 Lufthansa lidera retomada de operações em Israel; outras companhias seguem passos

Lufthansa deu início a retomada para Tel Aviv, mas algumas das principais transportadoras já se movimentam para regressar (Divulgação)

Na última semana, a Lufthansa retomou os serviços regulares para Israel, antes de outras principais companhias europeias. Desde a última segunda-feira (15), a transportadora alemã oferece quatro voos semanais entre Frankfurt e Tel Aviv e três voos a partir de Munique. Estas rotas marcam a primeira vez que a companhia opera para o país desde o início da guerra entre Israel e Gaza, no início de outubro.

Embora a Lufthansa reconheça que “devem ser esperados possíveis ajustes nos horários dos voos devido a mudanças nas condições”, ela é a primeira grande companhia aérea a retornar a Tel Aviv. Contudo, outras grande companhia já se preparam para seguir os passos da Lufthansa e retomar operações no destino. Confira possíveis datas de retorno de algumas aéreas:

AIR FRANCE: 24 DE JANEIRO – A companhia aérea de bandeira francesa tem regresso a Israel no final deste mês. A partir de 24 de janeiro, serão operados três voos semanais entre Paris (Charles de Gaulle) e Tel Aviv. Ao contrário do seu concorrente alemão, a Air France voará com aeronaves de grande porte da sua rota renovada, com o Airbus A350-900. Apesar de fazer parte do mesmo grupo de companhias aéreas, a KLM decidiu adotar uma abordagem diferente da Air France. Um porta-voz da companhia aérea holandesa revelou que a companhia aérea não voará para Tel Aviv até novo aviso.

TURKISH AIRLINES: 16 DE FEVEREIRO – A transportadora nacional da Turquia tem voos à venda a partir de 16 de fevereiro, com um serviço duas vezes por dia, ligando Istambul a Tel Aviv. Os voos serão operados pelo Airbus A320 de um só corredor, embora possam ser melhorados à medida que a procura aumentar.

DELTA AIR LINES: 29 DE MARÇO – A Delta confirmou que o seu serviço entre o JFK de Nova Iorque e Tel Aviv deverá ser retomado a partir de 29 de março. O voo diário será operado pelo Airbus A330-900neo – o mais novo avião de longo curso da frota da Delta. Até lá, o site da Delta oferece opções alternativas sem escalas com a parceira El Al e, a partir de meados de março, ligações em Londres com a Virgin Atlantic, também membro da aliança SkyTeam.

BRITISH AIRWAYS: 31 DE MARÇO – A British Airways anunciou que os voos de e para Tel Aviv estão suspensos até 30 de março. Contudo, a partir de 31 de março, a companhia aérea irá oferecer um serviço duplo diário entre Londres Heathrow e Tel Aviv, operado pelos seus Boeing 787 Dreamliners. Se se concretizar, a retoma significará que as três principais companhias aéreas britânicas terão reiniciado os seus serviços no destino até ao final de março.

UNITED AIRLINES: 15 DE MARÇO –  Uma pesquisa no site da United mostra que a rota de Tel Aviv pode ser reservada a partir de 15 de março, com um serviço duplo diário sem escalas a partir de Newark, operado pelos Boeing 787-10 Dreamliners. Contudo, a posição da companhia é que “os nossos voos para Telavive permanecerão suspensos até que as condições permitam a sua retoma”.

EMIRATES: 1 DE ABRIL – A Emirates deve reiniciar a sua ligação a Tel Aviv, com voos disponíveis para reserva a partir de 1 de abril. Será uma reentrada faseada no mercado, com apenas um voo diário em vez dos dois anteriores, operado pelo Boeing 777-300ER.

AMERICAN AIRLINES: 4 DE ABRIL – A American Airlines retirou da venda todos os voos de e para Tel Aviv até 4 de abril. Após esta data, a transportadora tem opções de reserva a bordo do seu serviço diário entre Nova Iorque JFK e Tel Aviv. Este serviço é normalmente realizado por um Boeing 777-200. A AA diz que os clientes que compraram bilhetes antes de 6 de outubro de 2023 e têm viagem marcada para antes de 29 de março de 2024 são elegíveis para uma alteração de voos sem taxas, se voarem antes do final de abril.

AIR CANADA: 8 DE ABRIL –  A Air Canada afirmou que “retomará as operações para Tel Aviv assim que a situação estabilizar”. Antes do início do conflito, a companhia aérea voava para Israel a partir de dois grandes centros canadianos. Até o momento, a primeira data disponível para reservar Toronto-Tel Aviv é 8 de abril, enquanto Montreal-Tel Aviv é 1 de maio. Ambas as rotas estão equipadas com Boeing 787-8 Dreamliners.

Com informações da Skift.

Receba nossas newsletters