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Aviação

MSC desiste e Ferrovie dello Stato entra no páreo para adquirir ITA Airways

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A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, estaria estudando a possibilidade de transferir a companhia aérea para um consórcio da companhia ferroviária e da Lufthansa, que passou a concorrer sozinha após a desistência da MSC (Divulgação)

Uma nova reviravolta no processo de privatização da italiana ITA Airways ficou marcada pela desistência da MSC, que até então negociava em conjunto com o Grupo Lufthansa (e que agora está sozinho na proposta de compra da companhia italiana), e também pelo surgimento de um novo investidor, com interesse em também assumir uma participação majoritária na ITA Airways: a holding ferroviária estatal italiana, Ferrovie dello Stato (FS).

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, estaria estudando a possibilidade de transferir a companhia aérea para um consórcio da companhia ferroviária e da Lufthansa, que passou a concorrer sozinha após a desistência da MSC. Originalmente, ao lado do grupo marítimos, a proposta era de adquirir 80% do capital, mas por um valor de até 800 milhões de euros, ante a indicação de 1 bilhão de euros da proposta apresentada anteriormente, o que representava um corte de 20%.

Informações do jornal Corriere della Sera, citando fontes governamentais, revelam que o governo pondera a venda de 51% da sucessora da Alitalia à Lufthansa por 250 milhões de euros (260 milhões de dólares) e 29% à Ferrovie dello Stato, enquanto os restantes 20% ficariam nas mãos do Ministério de Economia e Finanças. O FS, no entanto, precisaria de intervenção regulatória no procedimento para poder examinar os dados mais sensíveis.

Ainda segundo o jornal italiano, é possível que a MSC possa voltar ao processo. Outra parte que poderia entrar na jogada seria a Atlantia, a holding de infraestrutura que administra o aeroporto de Roma/Fiumicino e a operadora de Rome Ciampino Aeroporti di Roma. O novo governo vê com bons olhos a presença de uma empresa italiana para trabalhar ao lado da Lufthansa.

Já para a Ferrovie dello Stato, uma parceria com o ITA poderia explorar sinergias entre o transporte aéreo e ferroviário, por exemplo, com seus serviços de alta velocidade ligando as principais cidades da Itália. Em 2019, a FS estava interessada em apresentar uma oferta para resgatar a Alitalia e, naquele mês de julho, até criou um consórcio com a Atlantia e a Delta Air Lines para assumir 80% da Alitalia, deixando 20% com o estado.

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