Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Novo terminal de Congonhas terá 80 mil m² de área total e 20 novas pontes de embarque

Santiago Yus presidente da Aena Brasil Novo terminal de Congonhas terá 80 mil m² de área total e 20 novas pontes de embarque

Santiago Yus, presidente da Aena Brasil

SÃO PAULO – O presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, acaba de divulgar novos detalhes sobre a construção do novo terminal no Aeroporto de Congonhas. Ele participou de uma coletiva de imprensa, nesta terça-feira (17), dia em que a concessionária assumiu oficialmente o novo terminal. Segundo Yus, não haverá dois terminais em Congonhas. O novo terminal complementará o atual, o que fará com que toda a área construída chegue a 80 mil metros quadrados.

“O novo terminal vai ser único e totalmente integrado, acrescentando 40 mil novos metros quadrados de área construída. Ao todo, teremos 20 novas pontes de embarque, que atenderão cerca de 70% do fluxo de passageiros”

“O novo terminal vai ser único e totalmente integrado, acrescentando 40 mil novos metros quadrados de área construída. Ao todo, teremos 20 novas pontes de embarque, que atenderão cerca de 70% do fluxo de passageiros. As 12 pontes de embarques atuais deixarão de existir por conta justamente de espaço. O estudo de viabilidade técnica mostra que o novo terminal será construído onde hoje é a garagem da Gol e área de embarque remoto, e temos 60 meses para entregar (até 2028)”, disse Santiago.

O novo terminal respeitará e dialogará com a cidade, contando com duas pistas justamente para criar uma alternativa operacional. Sobre a internacionalização do terminal, o presidente da Aena Brasil disse que considera um área reversível para receber estas operações, como já vimos aqui no M&E, mas é algo que não depende apenas da concessionária. “É preciso ter uma conversa com as companhias aéreas e com a sociedade. Se houver interesse, poderemos atender esta demanda”, destacou Santiago Yus.

Cronograma de melhorias em Congonhas

  • Ampliação da sala de embarque retomo (até o fim de 2024)
  • Readequação das vias de acesso (até o fim de 2024)
  • Readequação dos locais de motoristas de aplicativo (até o fim de 2024)
  • Reforma dos banheiros (até o fim de 2024)
  • Revitalização da fachada do aeroporto (até o fim de 2024)
  • Implementação de novas tecnologias no check-in e no despacho de bagagens (até o fim de 2024)
  • Revitalização dos pavimentos das pistas de táxi (até o fim de 2028)
  • Ampliação do pátio de aeronaves, com novas posições de contato (até o fim de 2028)
  • Construção de mais 20 novas pontes de embarque (até o fim de 2028)
  • Construção de um novo terminal de passageiros (até o fim de 2028)
Receba nossas newsletters