O programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal em julho de 2024, registrou a venda de 16 mil passagens aéreas para aposentados do INSS em seus primeiros três meses, representando apenas 1% da meta anual de 3 milhões de bilhetes. Voltado para democratizar o acesso a viagens aéreas, o programa oferece bilhetes de até R$ 200 por trecho exclusivamente para aposentados que não voaram nos últimos 12 meses, sem utilizar recursos públicos diretos, com a participação de companhias aéreas que disponibilizam assentos ociosos.
Para adquirir os bilhetes, os interessados devem se cadastrar na plataforma digital do Voa Brasil, onde têm acesso às passagens e são redirecionados ao site da companhia aérea para realizar a compra com segurança. Desde o lançamento, mais de 100 mil aposentados cadastraram seus CPFs no sistema, e o índice de sucesso nas transações está em 15%, muito superior à média de 3% observada nos sites das companhias aéreas, de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos.
A demanda é mais expressiva nas regiões Sudeste e Nordeste, responsáveis por 44% e 40% das reservas, respectivamente. Entre os destinos preferidos, São Paulo lidera com 4.559 reservas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1.464, e Fortaleza, com 1.290 passagens vendidas.