Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Qatar Airways ameaça deixar Oneworld e acusa American de injustiça

Para o CEO Al Baker, sair da Oneworld e criar uma mini-aliança é uma possibilidade

Para o CEO Al Baker, sair da Oneworld e criar uma mini-aliança é uma possibilidade


A Qatar Airways, mais uma vez, ameaça deixar a Oneworld Alliance por conta da American Airlines, sete meses depois do CEO da companhia, Akbar Al Baker, já se sentir incomodado com a presença de ambas as companhias dentro de uma mesma aliança. Para Al Baker, a possível saída da Qatar Airways da aliança tem a ver diretamente com um certo bloqueio imposto pela American Airlines em relação a expansão da companhia nos Estados Unidos.

“Não podemos ser intimados por ninguém! Se a American Airlines não quer trabalhar de forma justa ao nosso lado, iremos consultar outras possibilidades e até abrir uma nova mini-aliança, quem sabe. Não iremos aturar uma situação onde as condições de trabalho não são das mais justas dentro da aliança e onde não há um mútuo respeito entre as aéreas participantes”, disparou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.

Atualmente, a aliança Oneworld é composta por 15 companhias aéreas que são líderes no mercado, como a própria LATAM, sem falar nos seus mais de 30 afiliados. Juntas, as companhias aéreas são responsáveis por operar mais de 14 mil voos diários para 1000 destinos diferentes ao redor do planeta. Esta é a segunda vez que a Qatar Airways ameaça deixar a aliança.

IAG preocupada com possível saída

A ameaça da Qatar Airways de sair da Oneworld também pode mexer com o pessoal da International Airlines Group (IAG), que tem 10% de suas ações nas mãos de Akbar Al Baker. Para a IAG, que acabou de fechar um negócio com a LATAM para a sua expansão na América do Sul, a saída da Qatar Airways pode afetar diretamente no futuro das alianças internacionais. A IAG dá a entender que, caso a Qatar decida deixar a Oneworld, o grupo poderá tomar a mesma decisão.​

Receba nossas newsletters