Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Rio agora vai ser competidor de peso no cenário aeroportuário, diz Fécomercio RJ

SDU 4

Santos Dumont e Galeão serão leiloados juntos em 2023

A Fecomércio RJ acredita que os problemas de desbalanceamento e competição predatória entre os aeroportos do Galeão e do Santos Dumont não vão mais existir com o processo de licitação conjunta, já que o novo concessionário vai tentar extrair o máximo resultado da cooperação entre os dois. Nessa quinta-feira (10), com a saída da Changi do RIOgaleão, ficou definido que os aeroportos serão leiloados de maneira conjunta.

“Assim, é plenamente viável que a nova modelagem, discussões etc vão resultar num leilão bastante competitivo dos dois ativos, num só negócio, no segundo semestre de 2023. Agora, o Rio de Janeiro vai ser de fato um competidor de peso apreciável no cenário aeroportuário nacional, o que permite antever em futuro próximo um retorno de muitas linhas e frequências aéreas ao mercado do Rio”, afirma Delmo Pinho, assessor da presidência da Fecomércio RJ.

Fecomércio RJ considera fundamental que haja uma cláusula de barreira em participantes na licitação, de forma que os hubs concorrentes do Rio não possam participar, e se evite a formação de um monopólio privado

Para tal, a Fecomércio RJ considera fundamental que haja uma cláusula de barreira em participantes na licitação, de forma que os hubs concorrentes do Rio não possam participar, e se evite a formação de um monopólio privado, que prejudique a concorrência e os usuários. “Neste novo momento são excelentes as perspectivas do Rio voltar a ser um player de primeira grandeza no cenário da aviação civil no Brasil”, disse Delmo.

O executivo, no entanto, lamentou a saída da Changi. “Evidentemente um bom concessionário desistir de uma concessão é sempre uma perda, e no caso o controlador do Galeão, é considerado o melhor concessionário aeroportuário do mundo, segundo os usuários. Todavia, uma vez já definida e aceita a devolução, abrem-se novas e excelentes perspectivas para a concessão conjunta Galeão e Santos Dumont”, finalizou.

Receba nossas newsletters