Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RIOgaleão apresenta nova colaboradora do “time animal”

Estrela é mais nova "funcionária" do RIOgaleão (Foto: divulgação/RIOgaleão)

Estrela é mais nova “funcionária” do RIOgaleão (Divulgação/RIOgaleão)

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro, acaba de anunciar a entrada de Estrela, uma cabra que auxiliará no aparo da vegetação arbustiva que se desenvolve no entorno do terminal. Todo o trabalho com o “time animal” é desenvolvido em parceria com a Radar Soluções Ambientais, que disponibiliza um grupo de aproximadamente 16 profissionais, entre eles biólogos, engenheiros agrônomos e veterinários.

“Temos registrado excelentes resultados com a atuação dos animais em nossos programas de Manejo de Fauna e Vegetação. Entre 2015 e 2022, identificamos uma redução de 48% do número de incidentes do aeroporto. Por isso, estamos muito felizes com a chegada da Estrela no nosso time. Com certeza ele irá reforçar a nossa atuação em prol da segurança do aeroporto e desempenho ambiental”, afirma Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do RIOgaleão.

O time do aeroporto já conta com os gaviões Radar e Kaká; falcões Árya, Minerva e Ravena; e o cachorro Hammer, resgatado em março de 2020 e treinado para ajudar no afugentamento de aves e demais animais que possam prejudicar a operação aeroportuária.

A atuação da Radar ocorre diariamente e é feita de acordo com a orientação da concessionária e da torre de controle, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Nossa equipe está em constante treinamento, atuando de forma incansável para assegurar que todas as técnicas sejam aplicadas corretamente a fim de preservar o bem-estar e a integridade dos animais em consonância com a segurança do aeroporto”, explica Cláudia Paixão, responsável técnica da Radar Soluções Ambientais.

Suporte emocional

Apesar de ser considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, 42% dos brasileiros sentem medo de voar de avião, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Pensando nisso, o RIOgaleão conta com o trabalho da Gigi, uma cachorrinha brincalhona que circula pelo terminal com o objetivo de amenizar a fobia dos passageiros.

“Sabemos que existem pesquisas que apontam que a interação com animais pode acalmar e trazer sensações ligadas ao bem-estar. Nosso trabalho com a Gigi é justamente proporcionar bons momentos para os passageiros do RIOgaleão, fazendo com que a experiência de voar seja inesquecível”, afirma Milena Martorelli, gerente de Sustentabilidade do RIOgaleão.

Em junho de 2021, Gigi foi resgatada no estacionamento do terminal de cargas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, e desde então passou a ser treinada pela equipe da Radar Soluções Ambientais para exercer a função de acalmar os viajantes ansiosos.

Receba nossas newsletters