Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

RIOgaleão recebe maior simulação de emergência aeronáutica já realizada no Brasil

Simulado 3

Cerca de 300 pessoas foram mobilizadas no simulado, que tem como objetivo otimizar o tempo de salvamento de vítimas de um acidente aéreo

O RIOgaleão recebeu, nesta quarta-feira (16), a maior edição já realizada no Brasil do Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (ESEAC). Efetivado a cada três anos, o simulado é um dos testes exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para avaliar a eficiência dos aeroportos em casos de acidentes aéreos. Cerca de 300 pessoas foram mobilizadas no simulado, que tem como objetivo otimizar o tempo de salvamento de vítimas de um acidente aéreo, testando o fluxo de comunicação, o acionamento de recursos do Estado e Município e o tempo de resposta a uma emergência.

Com o apoio de 30 órgãos, a concessionária promoveu a simulação de um acidente com uma aeronave na Baía de Guanabara. Cinquenta voluntários integraram a ação, desempenhando as funções de tripulantes e passageiros, que foram resgatados por grupos de salvamentos na Ilha do Raimundo, que fica a cerca de um quilômetro e meio do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Um helicóptero, seis embarcações e doze ambulâncias foram mobilizadas no treinamento. O Hovercraft, veículo anfíbio que o RIOgaleão disponibiliza para transporte de recursos marítimos em casos de emergência, também foi testado no simulado.

Para o diretor do Departamento Geral de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, coronel Albino, a simulação contribui para a sinergia entre os órgãos envolvidos no plano de emergência aeroportuária. “Trabalhamos juntos, com o objetivo principal de garantir a segurança e o atendimento à população do estado do Rio de Janeiro”, disse o coronel.

Órgãos envolvidos na simulação: RIOgaleão; Força Aérea Brasileira; Corpo de Bombeiros; Departamento Geral da Defesa Civil; Polícia Militar; Guarda Municipal; CET-Rio; COR-RIO (Centro de Operações Rio); Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG); Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD); Marinha do Brasil; Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA-GL); Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA); Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes; Cruz Vermelha Brasileira; Operações Especiais GM RIO; Falck Fire Services; Med Mais; Graber; Tristar; Seifer; e Advanced Emergências.

Receba nossas newsletters