Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Ryanair enfrentará greve de pilotos e comissários espanhóis em setembro

ryanair-aircraft-3

Cerca de 900 pilotos serão convidados a protestar contra o fechamento de diversas bases da Ryanair na Espanha, eliminando um total de 120 postos de trabalho

Se já não bastasse os imbróglios enfrentados em negociações com pilotos britânicos assistidos pela BALPA, que têm greve marcada para o período de 2 a 4 de setembro, a Ryanair agora terá de enfrentar a paralisação das atividades dos pilotos espanhóespis representados pela SEPLA, sindicato que anunciou a “cruzada dos braços” nos dias 19, 20, 22, 27 e 29 de setembro.

Cerca de 900 pilotos serão convidados a protestar contra o fechamento de diversas bases da Ryanair na Espanha, como Lanzarote, Tenerife, Las Palmas e Girona, eliminando um total de 120 postos de trabalho. E para piorar ainda mais a situação, a ação terá apoio dos sindicatos USO e SITCPLA, que representam os comissários de bordo e já marcaram greve para os dias 1, 2, 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de setembro.

A SEPLA tem mais motivos para convocar a paralisação. O sindicato acusa a Ryanair de procurar estabelecer uma série de empresas “low-costs de uma low-cost”, que derruba benefícios e salários. A SEPLA cita ainda a criação de uma base em Palma de Mallorca pela subsidiária Lauda, além da criação da Buzz Air, low-cost polonesa que está oferecendo vagas para pilotos nas Ilhas Canárias.

Não é só na Espanha que a Ryanair passa por problemas. A companhia enfrenta uma série de ameaças de greve em diversos paises na Europa justamente por ser acusada de proporcionar condições péssimas de trabalho. O presidente da SEPLA, Oscar Sanguino, no entanto, diz que fará de tudo para evitar mais uma paralisação. “Faremos de tudo para evitar a paralisação, mas lembramos que estamos apenas defendendo nossos empregos”.

Receba nossas newsletters