Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

São Paulo e Bahia lideram busca por voos domésticos no primeiro trimestre de 2024

Atender adequadamente a procura de viagens é crucial para os governos que procuram maximizar o sucesso dos seus destinos – e negociar com as companhias aéreas o fornecimento de capacidade adicional para rotas aéreas. Uma métrica importante a ser observada neste contexto é a intenção de viagem. Uma análise da ForwardKeys das pesquisas de voos para viagens domésticas dentro do Brasil no primeiro trimestre de 2024 fornece um bom exemplo.

20240207 Brazil series 2 São Paulo e Bahia lideram busca por voos domésticos no primeiro trimestre de 2024

Chegadas domésticas nos principais destinos brasileiros durante o primeiro trimestre de 2024 (Divulgação)

Para a maioria dos estados, existe uma estreita correlação entre a percentagem de pesquisas de voos, indicando a intenção, e a percentagem de capacidade real de lugares disponíveis – com uma variação entre 1 e 3 pontos percentuais únicos. No entanto, o foco nas viagens domésticas para a Bahia revela que, embora este destino represente mais de um sexto das buscas de voos (17%), a capacidade ainda é insuficiente, com apenas 6% de participação.

Isto pode ser atribuído ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea adicional para atender à procura durante este período chave. O mesmo não acontece com São Paulo, por exemplo, que viu a procura por voos crescer 33%, mas o volume de assentos subir no mesmo nível (+34%), e com o Rio de Janeiro, que registrou alta de 9% nas procuras por voos, mas a oferta cresceu quase que no mesmo nível (+8%).

São Paulo e Rio lideraram busca por voos domésticos no Carnaval

20240207 Brazil series 3 São Paulo e Bahia lideram busca por voos domésticos no primeiro trimestre de 2024

Procura por voos domésticos com partidas em fevereiro (Divulgação)

Em todo o Brasil, destinos urbanos conhecidos pelo tamanho e popularidade de suas festas de carnaval foram bem representados nas pesquisas de voos domésticos com datas de partida neste mês de fevereiro – o pico da temporada de Carnaval. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%), de acordo com o estudo da ForwardKeys.

Para Porto Seguro (+117%) e Rio de Janeiro (+128%), a diferença no interesse dos viajantes entre os carnavais de 2023 e 2024 foi enorme, e para São Paulo, com um índice de popularidade máximo de 100, a diferença foi mais do que o triplo, com um crescimento de 240% nas buscas de voos, líder neste crescimento.

Receba nossas newsletters