Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços / Turismo em Dados

Serviços de check-in são os mais bem avaliados por passageiros no 3T18, diz SAC

AEROPORTO

Serviços aéreos são mais utilizados e bem avaliados por passageiros

Na última edição da pesquisa de Satisfação de Passageiros que a Secretaria de Aviação Civil, relativa ao terceiro trimestre de 2018, a satisfação dos passageiros com as companhias aéreas foi de 4,52 pontos. Lembrando que a pontuação vai de 1 a 5, em que 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”.

A cordialidade e a prestatividade dos funcionários do check-in alcançaram a marca de 4,70 pontos no último levantamento: foi o melhor resultado dentre os 37 atributos avaliados.

As pessoas estão mais acostumadas a voar e compreendem que de tempos em tempos vão existir situações que fogem do controle e que as empresas aéreas e os aeroportos trabalham para tentar minimizar essas rupturas”, diz o consultor em aviação Adalberto Febeliano. “Está caindo um temporal em Congonhas e o aeroporto fechou: as pessoas sabem que ninguém vai decolar e o voo vai atrasar. E que isso é normal.”

Para Febeliano, o serviço que as empresas oferecem hoje não é diferente do que faziam há cinco ou dez anos. As melhorias na infraestrutura aeroportuária, com o programa de concessões e também os investimentos feitos na rede Infraero, em preparação para a Copa do Mundo de 2014, ajudaram a melhorar o conforto, refletindo na satisfação geral.

A satisfação dos passageiros também reflete o nível da prestação de serviço das companhias aéreas, cujos principais indicadores estão em linha com as melhores práticas mundiais: altos índices de pontualidade e segurança e o cuidado com as bagagens.

BAGAGENS – Em 2017, foram extraviadas 2,8 bagagens para cada mil passageiros transportados, índice duas vezes menor que a média mundial. O Brasil já exibia essa taxa de 2,8 há pelo menos cinco anos, quando a média mundial era de 8,8 bagagens por mil passageiros.

PONTUALIDADE – Em 2018, os voos domésticos brasileiros registraram pontualidade de 84,9% na partida e 84,2% na chegada, considerando uma diferença de 15 minutos em relação ao horário programado.

CHECK-IN – Os investimentos das empresas aéreas em tecnologia e inovação também têm contribuído para melhorar a experiência de voo do consumidor, reduzindo o tempo do check-in, por exemplo. 29% dos passageiros em voos domésticos fazem check-in exclusivamente pela internet e 10% exclusivamente por meios eletrônicos. Isso se reflete no tempo de antecedência de chegada ao aeroporto: 19% dos passageiros de voos doméstico chegam ao aeroporto com antecedência inferior a 60 minutos do embarque.

Receba nossas newsletters