Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam atinge ocupação de 77;3% nos voos ao exterior em novembro

A Tam atingiu taxa de ocupação (load factor) de 77;3% nos seus voos internacionais em novembro; registrando novo recorde no índice para esse mês. O desempenho é resultado da oferta de 2.193 milhões de ASKs (quantidade de assentos disponíveis em todas as aeronaves multiplicada pela distância dos voos); combinados com a demanda de 1.694 milhões de RPKs (quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados); de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A demanda de brasileiros viajando entre o Brasil e o exterior manteve-se forte e consistente para um mês que; sazonalmente; é o mais fraco do quarto trimestre para viagens internacionais. Já o yield internacional (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado); em dólares; diminuiu cerca de 5% em relação a outubro. No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras; a Tam manteve-se na liderança e alcançou market share de 85;7% em novembro. No acumulado de 11 meses; o market share internacional da Tam foi de 87;6% e o load factor; de 79;7%.

Mercado Doméstico – No segmento doméstico a Tam; incluindo as operações da Pantanal; ofertou 3.910 milhões de ASKs e registrou demanda de 2.605 milhões de RPKs; resultando em uma taxa de ocupação de 66;6%. A companhia registrou aumento de cerca de 5% no yield doméstico em relação a outubro; influenciado por uma alta demanda de passageiros voando a negócios e complementada por viagens de lazer nos feriados de novembro. A Tam manteve a liderança do mercado doméstico; com participação de 42;6%. No acumulado de 11 meses; o market share doméstico foi de 42;7% e a taxa de ocupação; de 67%.

Receba nossas newsletters