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Aviação / Fotos

Tam comemora 10 anos da unidade de manutenção de aviões e busca ampliação (veja fotos)

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Em 5 de fevereiro de 2001; a Tam inaugurava uma unidade de manutenção de aeronaves em São Carlos. Dez anos depois; a companhia aérea contabiliza mais de 1;4 mil aviões reparados. “Nesse período  transformamos uma fazenda e fábrica de tratores em um pólo tecnológico de excelência”; destacou Líbano Barroso; presidente da Tam; durante a cerimônia de comemoração dos 10 anos do centro de manutenção (MRO) nesta quarta-feira (09/02) em São Carlos; interior de São Paulo. Também no local está localizado o Museu da Tam.

A descoberta do terreno para a implantação do centro de manutenção e do Museu da Tam foi por acaso. Segundo João Amaro; presidente do Museu Tam e irmão do Comandante Rolim; proprietário da Tam Linhas Aéreas; as negociações para a escolha de São Carlos como sede aconteceu em apenas uma semana. ” Até 1998; praticamente toda a manutenção de nossos aviões era feita nos pátios do aeroporto de Congonhas. A situação estava caótica. Como Rolim pediu uma solução rápida; analisamos alguns locais e por pequenas questões orçamentárias a unidade não foi instalada em Tatuí e em Guarulhos”; lembrou Amaro. O centro e o Museu da Tam estão instalados em uma área própria de 4;6 milhões de metros quadrados.

A unidade presta serviço; atualmente; para 14 empresas aéreas nas Américas e na Europa. Em 2010; a MRO cresceu em 7% o atendimento de aeronaves e realizou 131 checks. “Tivemos um incremento de 16% em nossa operação de manutenção”; ressaltou Barroso; lembrando que a companhia realizou; pela primeira vez; o reparo simultâneo em cinco aviões de outras empresas. O centro tem capacidade para fornecer manutenção para aeronaves dos modelos A318; A319; A320; A321; A330; Boeing 767; Fokker 100 e ATR-42. Além disso; está homologado para revisar mais de cinco mil componentes aeronáuticos.

A ideia; no entanto; é ampliar o serviço para aeronaves maiores como o A340 e o Boeing 777. “Esse trabalho só será possível com o apoio do poder público. Precisamos expandir em tamanho nossa pista para 2.400 metros. Para isso; seria necessária a construção de mais 700 metros”; anunciou o dirigente; mencionando que em paralelo também seria necessária a instalação de um aeroporto alfandegário. O objetivo é facilitar o desembaraço das importações de equipamentos e peças. “Conseguiriamos reduzir de seis para quatro dias esse processo”; completou.

Com essa ampliação; a Tam também teria condições de incrementar o número de colaboradores. A unidade conta com 1.400 funcionários e a previsão é que esse índice suba para mais 500 empregados ainda este ano. Se depender do apoio da prefeitura de São Carlos e do deputado Nilton Lima; esses projetos devem ser aprovados em breve. “Ter essa atividade de manutenção da Tam em São Carlos significa em geração de empregos locais e contribui para São Carlos se consolidar como o segundo pólo aeronáutico brasileiro”; comentou o prefeito de São Carlos; Oswaldo Baptista Duarte.

O deputado Nilton Lima reforçou ainda que buscará; no âmbito do governo federal; apoio para a duplicação da rodovia que liga as cidades de São Carlos e Ribeirão Preto. Prefeito de São Carlos quando da instalação do centro de manutenção; Lima enfatizou o orgulho de assistir ao crescimento de uma empresa que operava 50 aviões e hoje já soma 152. “Essa unidade não é apenas um centro de manutenção; mas também um condomínio de serviços eque beneficia toda a área de aviação”; finalizou.

Diretoria e funcionários da Tam comemoram 10 anos da MRO

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