Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TAP celebra 73 anos de operação em momento de expansão e recordes

TAP_Airbus_A330-223_with_portuguese_flag

A TAP Air Portugal tem atualmente uma rede de 88 destinos em 34 países ao longo da Europa, África, América do Norte e América do Sul

O ex-diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil de Portugal, Humberto Delgado, se hoje estivesse vivo, estaria mergulhado no orgulho de ter criado uma das companhias mais importantes da Europa. A TAP Air Portugal nascia no dia 14 de março de 1945 com logo duas aeronaves na frota de modelo DC-3 Dakota, para 21 passageiros. O tempo passou, a companhia cresceu, conheceu outros mercados e hoje comemora exatos 73 anos em grande estilo. Isto porque a TAP passa por uma das melhores fases de sua história, com recordes atrás de recordes.

A TAP Air Portugal tem atualmente uma rede de 88 destinos em 34 países ao longo da Europa, África, América do Norte e América do Sul. Alguns destinos domésticos, europeus e africanos são operados pela sua irmã, a TAP Express. A companhia mudou o jeito de viajar entre Brasil e Europa. Hoje, opera voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Belém. Nenhuma companhia europeia até hoje teve uma malha aérea tão consistente e ampla no mercado brasileiro. Ultimamente, decidiu investir no mercado norte-americano. Hoje, já opera voos para Miami, Boston, New York e Toronto.

Exatas 90 aeronaves estão em operação, entre TAP Air Portugal e TAP Express, com mais 60 devidamente encomendadas. O destaque deste ano vai para a chegada do A330-800neo, que mudará uma vez mais o jeito de viajar com a TAP. Isto porque, junto da aeronave chega também a nova cabine Airspace. O M&E foi conhecer o produto durante a Web Summit 2016. Na época, o ex-presidente Fernando Pinto  afirmava: “somos a primeira empresa no mundo a voar com esta cabine a bordo do A330-900neo, com diversas luzes ambientes e bastante conforto. E já afirmo que essas cabines irão ao Brasil”, disse.

Sud-Aviation-Caravelle-da-TAP-no-Aeroporto-de-Heathrow-Londres-em-1966

Aeronave da TAP no Heathrow, em Londres, em 1966 (Foto: Jornal dos Clássicos)

No último dia 29 de dezembro, a TAP alcançou no Brasil a expressiva marca de 14 milhões de passageiros transportados em um ano, feito inédito na história da companhia. O ano de 2017 terminou com número recorde de clientes: aumento de 21,8% em relação a 2016. A taxa de ocupação, por sua vez, alcançou os 82,9%, aumento de 4,4 pontos percentuais se comparado ao período do ano passado. A TAP Cargo também terminou o ano de 2017 com recordes. Cerca de 78.500 toneladas de carga transportadas, aumento de 25% face a 2016.

Agora em fevereiro de 2018, outro recorde: mais de um milhão de passageiros transportados, somando assim 12 meses consecutivos a superar o patamar de um milhão de pessoas transportadas a cada mês. Em fevereiro, a TAP alcançou um total de 1.042.019 passageiros, +16,9%, comparado ao mesmo mês do ano passado. Em 2018, a TAP registrou também a melhor taxa de ocupação neste mês, com 80,2% dos lugares ocupados. Nas rotas ao Brasil, a TAP registou crescimento de 18,6%, um total de 126 mil passageiros.

É ou não é para orgulhar o fundador Humberto Delgado, que hoje dá nome ao Aeroporto Internacional de Lisboa?

FUTURO

Em entrevista durante a BTL 2018, em Lisboa, o presidente Antonoaldo Neves falou dos desafios que a TAP terá no futuro. Entre eles, o aumento de capacidade e a melhoria da pontualidade. “A TAP tem o maior interesse de que a capacidade do aeroporto aumente. Eu dedico seis horas semanais discutindo a capacidade do aeroporto e como aumentá-la. A única coisa que tenho a dizer sobre este tema é que meu compromisso e vontade é que a capacidade do Humberto Delgado aumente e muito”, disse Antonoaldo Neves.

TAP pode operar A321LR para Nordeste; saiba mais

Outro ponto importante é a pontualidade dos voos, algo que precisa ser resolvido rapidamente. “Os atrasos são uma prioridade para mim e para toda a TAP. É um desafio enorme de infraestrutura aeroportuária e de navegação. E quem sofre com isso são os trabalhadores, que chegam mais tarde em casa, e os clientes, que voltarão por outro país e não voarão mais de TAP. Hoje, 50% de nossos clientes se conectam em Lisboa. Logo, a existência da TAP está diretamente ligada a pontualidade operacional”, frisou Neves.

Receba nossas newsletters