Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TAP deve apresentar plano de reestruturação em três meses

Antonoaldo Neves, presidente da TAP

Antonoaldo Neves, presidente da TAP

A TAP deve apresentar um plano de reestruturação dentro dos próximos três meses para atender as exigências impostas pela Comissão Europeia em relação ao empréstimo de 1,2 bilhão de euros do governo português. O acordo prevê qua TAP reembolse o estado em até seis meses, ou apresente um plano de reestruturação para ter este prazo estendido.

“É óbvio que não temos condições de pagar a dívida daqui a seis meses. Nenhuma companhia aérea no mundo pegou empréstimo para pagar em seis meses”, afirmou o presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, durante a comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, em Lisboa.

Neves destacou que busca por agilidade para apresentar o novo plano e conseguir negociar com a Comissão Europeia após o fim do prazo de seis meses. “O importante agora é não deixar os seis meses passarem para fazer esse plano. Não podemos ficar na situação de ter uma arma nuclear na cabeça quando for para negociar com a Comissão Europeia”, acrescentou.

O executivo admitiu também que a companhia concorda com a presença de membro indicado pelo Estado no conselho executivo da empresa. Atualmente o governo de Portugal só está presente no Conselho de Administração. “A Comissão Executiva está disponível para ter um membro indicado pelo Estado. Mas vai ter que sentar à mesa, discutir, tomar decisões difíceis. Não tem nenhum problema, trabalhar com pessoas que querem o bem da TAP”, acrescentou.

Receba nossas newsletters