A tempestade tropical Rafael, a 18ª nomeada do Atlântico nesta temporada, formou-se na segunda-feira (04) e deve alcançar o status de furacão até o final desta semana, ao se aproximar de Cuba. O sistema, que já traz fortes ventos e chuvas, avança sobre a região e tem a Jamaica e as Ilhas Cayman em sua rota. Autoridades alertam para possíveis inundações e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis, afetando principalmente turistas e moradores desses destinos populares.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, a tempestade se encontrava na manhã de segunda-feira a aproximadamente 220 milhas ao sul de Kingston, Jamaica, e 425 milhas a sudeste de Grand Cayman. “A expectativa é que o distúrbio se torne uma depressão ou tempestade tropical hoje, com fortalecimento adicional nos próximos dias”, informou o centro, acrescentando que o sistema deve se aproximar da Jamaica nesta noite, passar pelas Ilhas Cayman na terça e atingir Cuba na quarta-feira.
Chuvas de 7 a 15 centímetros, com picos de até 23 centímetros em áreas isoladas, são esperadas. “Inundações podem ocorrer em partes da Jamaica e de Cuba, com risco de deslizamentos de terra”, alertaram as autoridades. A previsão de condições climáticas extremas preocupa turistas e residentes, que devem monitorar atualizações das autoridades locais e do setor de turismo.
As companhias aéreas ainda não emitiram isenções de viagem, mas interrupções nos voos são prováveis caso o fenômeno atinja intensidade de furacão e cause maiores danos. Apesar de a rota exata do sistema após sua passagem por Cuba ser incerta, é aconselhado que viajantes no sudeste dos EUA, entre Texas e Flórida, permaneçam atentos às atualizações até o final da semana.