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Aviação / Fotos

Terminal 3 de Guarulhos será exclusivo para voos internacionais

Construção do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos já começou. Na home: Antonio Miguel Marques, presidente e Cecília Magnavita, diretora de obras da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.

Construção do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos já começou. Na home: Antonio Miguel Marques, presidente e Cecília Magnavita, diretora de obras da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A.

A construção do novo terminal de passageiros do aeroporto internacional de Guarulhos já começou. No último dia 31 de agosto, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. deu o pontapé inicial para as obras do terminal 3 (T3).  O MERCADO & EVENTOS esteve no local nesta quarta-feira (05/09) e acompanhou o início das obras com o presidente da Concessionária, Antonio Miguel Marques. O terminal 3 ocupará 192 mil metros quadrados – superior a soma das áreas do terminais 1 e 2 – , terá capacidade para movimentar 12 milhões de pessoas anualmente e servirá exclusivamente para operações de voos internacionais.

“O terminal 3 está desenhado para receber voos de longa distância e de maior porte. Ou seja, aeronaves como A380 e Boeing 747-8 serão capazes de operar em Guarulhos” anunciou Marques. Para isso, a Concessionária projeta ter 34 novas posições de estacionamento para aeronaves e adaptar a pista maior do aeroporto para a chegada desses aviões que ainda não atuam no Brasil. “Vamos aumentar essa pista de 45 para 60 metros de largura”, acrescentou. Essas obras começam no ano que vem, durante o período da baixa estação. Diante disso, os terminais 1 e 4 servirão apenas frequências domésticas e o terminal 2 manterá atividades mistas – doméstico e internacional.

A previsão é inaugurar o T3 pouco antes da abertura da Copa do Mundo de 2014. Com esse novo terminal, o aeroporto de Guarulhos duplica sua capacidade de passageiros atendidos. Hoje, 33 milhões pessoas circulam pelo aeroporto. Até 2014, a previsão é alcançar a marca de 60 milhões de pessoas por ano. “Estamos no processo final de movimentação da terra e realizando as fundações. Temos confiança de que iremos cumprir nossas obrigações para melhorar os serviços aeroportuários em São Paulo”, declarou Marques, que assumiu a função há dois meses. Essa concessão é valida para o período de 20 anos e pode ser expandida por mais cinco anos.

O terminal 3 contará com um terminal de ônibus, esteira de locomoção entre os terminais 1 e 2, um shopping com restaurantes e um sistema automatizado que permitirá o check in e despacho de bagagem fora do balcão. Dentro da área do T3 será erguido ainda um hotel com 50 apartamentos em área próxima a imigração. O empreendimento servirá, principalmente, para aqueles passageiros em conexão e que precisam passar uma noite em solo antes do voo no dia seguinte. As obras do hotel serão de responsabilidade da Concessionária do aeroporto. Está prevista ainda a construção de um outro empreendimento hoteleiro de categoria cinco estrelas e com 250 quartos nas proximidades. “O passageiro terá acesso direto ao terminal 3 e ao edifício garagem. Estamos em negociação com cadeias hoteleiras para assumir essa administração”, explicou Marques.

Ao todo, a Concessionária está investindo R$ 2,6 bilhões em melhorias e reformas no aeroporto até meados de 2014. Entre os projetos programados estão um novo estacionamento no edifício garagem e novas placas de sinalização no pátio atual de veículos, além de câmeras de segurança, pintura de faixas e uma nova iluminação. Com essa transformação, o aeroporto comportará até 20 mil carros. “O novo edifício garagem será entregue ainda no primeiro semestre do ano que vem. Teremos um menu de serviços com preços diferentes para funcionários e passageiros. Será implantado ainda um serviço de valet”, adiantou o dirigente. O edifício garagem ocupará uma área de 85 mil metros quadrados. Cerca de 3.700 empregos serão gerados somente para a construção do T3 e do edificio garagem.

Os serviços de táxis e ônibus também sofrerão mudanças. Até a semana que vem, os taxistas serão realocados para outra área. Hoje, eles ocupam um espaço que será do terminal 3. Os ônibus, por sua vez, não irão parar mais nos terminais 1 e 2. “Devemos ter uma capacidade total para 22 ônibus e a ideia é resolver em parte o grande tráfego nessas áreas e melhorar o acesso”, completou.

O aeroporto de Guarulhos ganhará ainda novos banheiros, as escadas rolantes e elavadores serão revitalizadas e serão instaladas 800 placas em backlight para auxiliar a mobilidade dos passageiros. Essas mudanças começam em novembro deste ano e devem ser entregues até março de 2013. A Concessionária confirmou reformas nos terminais 1 e 2 com o aumento das áreas de liberação de bagagem, controle de passporte, raio x e das áreas comerciais e de serviços. “Vamos começar essas obras imediatamente e devem ser entregues até outubro do ano que vem”, lembrou.

Infraestrutura externa
– O presidente destacou ainda investimentos em estruturas novas para toda a área externa do aeroporto e que ficarão prontas até 2014. Estão programadas pistas de rolamento para comportar aviões de maior porte e a construção de locais próprios para os equipamentos de manutenção das companhias aéreas. “Serão quatro espaços exclusivos para essa operação”, disse. A inclusão de áreas de escape nas quatro cabeceiras das pistas do aeroporto também estão planejadas. O projeto de uma terceira pista para o aeroporto, no entanto, não sairá do papel nesse momento. “Essa decisão será tomada nos próximos cinco a sete anos e se houver demanda”, finalizou.

Clique no ícone acima e veja fotos do início das obras do terminal 3.

Leila Melo

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