Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Tráfego de passageiros teve menor crescimento dos últimos dez anos em 2019

Recomendação é para que os passageiros consultem os status dos voos no aeroporto

Tráfego cresceu 4,2%, menor aumento desde a crise de 2009

O tráfego aéreo global de passageiros, medido em RPK (passageiro/km transportado), aumentou 4,2% em 2019. Apesar do crescimento, o resultado representa uma desaceleração em relação ao registrado em 2018, quando houve o crescimento foi de 7,3%. O ano também foi o primeiro, desde a crise de 2009, a registrar crescimento inferior a 5%. Já a oferta cresceu 3,4%, menos que a demanda, o que elevou a ocupação média em 0,7 pontos percentuais. Os dados são da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

“As companhias aéreas fizeram bem em manter um crescimento constante no ano passado diante de uma série de desafios. Um contexto econômico mais suave, atividade comercial global fraca e tensões políticas e geopolíticas afetaram a demanda . O gerenciamento inteligente da capacidade e os efeitos da parada terrestre do 737 MAX contribuíram para outro fator de carga recorde, ajudando o setor a gerenciar a demanda mais fraca, melhorando o desempenho ambiental ”, disse Alexandre de Juniac, CEO da IATA.

Tráfego doméstico e internacional

O tráfego internacional de passageiros em 2019 aumentou 4,1% em relação a 2018, abaixo do crescimento anual de 7,1% do ano anterior. A capacidade aumentou 3% e o fator de carga aumentou 0,8 pontos percentuais, para 82%. Já as viagens domésticas aumentaram 4,5% em 2019, abaixo de 7,8% em 2018. Todos os mercados apresentaram crescimento anual.

Receba nossas newsletters