Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Transporte aéreo doméstico cresce em abril

O mês de abril foi marcado por um crescimento de 23;48% na demanda do transporte aéreo doméstico;  em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados hoje  pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); a  Tam continua líder do mercado doméstico com 42;13% de participação; em disputa acirrada com a Gol/Varig; 40;69%.

A Webjet  é a terceira maior companhia brasileira com 5;89% de participação no mercado doméstico; seguida de perto pela Azul com 5;56%. Em quinto lugar está a Avianca (nova marca da OceanAir) (2;45%); seguida pela Trip (2;29%). As companhias de menor porte já representam hoje no mercado 17%.

A Passaredo  teve um crescimento de 152% e Trip 126% comparado a abril de 2009; enquanto a TAM cresceu 6%; Avianca 9%; Gol 29%; Azul 89% e Webjet 96%.

De janeiro a abril de 2010; as companhias brasileiras acumulam alta de 32% na demanda;  em relação ao mesmo período de 2009.

O mercado internacional operado pelas companhias brasileiras permanece praticamente estável; com ligeira queda de 0;22%. Com relação aos voos internacionais operados pelas companhias brasileiras; a alta foi de 9;54% nos quatro primeiros meses em relação ao ano passado.

Em abril; a ocupação nos voos domésticos manteve o mesmo patamar do mês passado; 65%; e registrou um leve aumento em relação a abril de 2009; quando o índice apontava 63%.  Já em voos para o exterior operados por empresas brasileiras; o índice de ocupação em abril alcançou 72%.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano; a ocupação doméstica está em 70% e a ocupação relativa a voos internacionais alcançou 75%.

A pesquisa completa realizada pela Anac está disponível em http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/

Receba nossas newsletters