Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

TSA realiza visitas técnicas em aeroportos brasileiros com voos para os EUA

Aircraft_approaching_runway

Nessas visitas, a TSA avalia aspectos de segurança

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), representada pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), participou de reunião técnica nesta quarta-feira (24) com a Transportation Security Administration (TSA), autoridade responsável pelos aspectos de segurança contra atos ilícitos nos sistemas de transportes dos Estados Unidos.

Durante o encontro, a autoridade norte-americana apresentou constatações identificadas durante visitas realizadas a aeroportos brasileiros, no intuito de alinhar entendimentos e ações corretivas, considerando o disposto no Anexo 17 da Convenção da Aviação Civil Internacional. A equipe é responsável pela realização de visitas técnicas a aeroportos de países da América do Sul que possuem voos diretos para os EUA. Nessas visitas, a TSA avalia aspectos de segurança.

Na oportunidade, também foram abordadas questões relativas à implementação da inspeção ou restrição de líquidos de passageiros em processo de conexão internacional em aeroportos brasileiros, à exigência da TSA de padrão de equipamento para inspeção de carga aérea (segundo lista certificada pela Air Cargo Screening Technology List TSA-ACSTL) e à atualização normativa da Agência sobre a temática AVSEC/FAL no último ano.

A Anac também aproveitou a ocasião para apresentar para a TSA os trabalhos desenvolvidos pelo Brazilian Aviation Security Team (BASeT), fórum de debates que vêm ocorrendo entre diversos atores envolvidos com a temática AVSEC (Aviation Security) no país. Entre os atores envolvidos estão operadores aéreos, operadores aeroportuários, entidades públicas como Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Departamento de Polícia Federal e instituições da comunidade de aviação civil dedicadas à melhoria da segurança da aviação civil brasileira, como Abear, Iata, Alta, Aneaa.

Receba nossas newsletters