Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Viracopos adere iniciativa que identifica de pessoas com necessidades ocultas

DSC07808 Viracopos adere iniciativa que identifica de pessoas com necessidades ocultas

O evento em Viracopos teve a participação da fundadora do movimento, Ruth Rabet e da diretora da HD Sunflower para a América Latina, Flavia Callafange (Divulgação)

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), assinou o termo de adesão ao projeto mundial “Hidden Disabilities Sunflower Awareness”, uma iniciativa colaborativa que proporciona uma jornada mais inclusiva aos passageiros que possuem algum tipo de deficiência oculta, como autismo, depressão, Alzheimer e TOC, entre outras.

O Hidden Disabilities (HD) Sunflower (Cordão Girassol) é um movimento global que visa familiarizar as pessoas com as deficiências invisíveis. Uma das várias iniciativas para fazer com que o público em geral possa ter conhecimento dessas doenças e seja capaz de identificá-las, foi a criação de um cordão de crachá (lanyard) com desenhos de girassóis, que se tornou o símbolo desta causa.

O evento em Viracopos teve a participação da fundadora do movimento, Ruth Rabet e da diretora da HD Sunflower para a América Latina, Flavia Callafange. “Estou muito feliz com a adesão de Viracopos ao projeto, mostrando que o tema das deficiências ocultas ganha mais esse importante aliado e somará, com centenas de outros aeroportos pelo mundo, esforços para dar visibilidade e acolhimento às pessoas que possuem essas condições”, relatou a diretora.

A ideia nasceu em 2016 no aeroporto de Gatwick, na Inglaterra, e até hoje já foi adotada por mais de 200 empresas com atuação na indústria da aviação civil. O Projeto HD Sunflower está sendo oficializado no Brasil por meio do Projeto de Lei n 5.486/2020, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Há a expectativa que o projeto seja sancionado pela Presidência da República nos próximos dias.

Com esta adesão, Viracopos terá acesso a todo o material informativo/divulgação e de capacitação/treinamento que deverá ser amplamente aplicado, inicialmente, aos colaboradores de todas as empresas e entidades que atuam no Terminal de Passageiros. O treinamento e capacitação especial dos colaboradores de Viracopos será realizada até o final deste semestre.

“A Aeroportos Brasil Viracopos expande agora sua política de boas práticas sociais ao acrescentar mais um importante e criativo instrumento de conscientização e inclusão em Viracopos”, disse Gustavo Müssnich, diretor-presidente da concessionária. “Com esta iniciativa, o aeroporto reforça o tema da empatia nos relacionamentos humanos durante a jornada do passageiro, tornando a experiência de viajar por Viracopos ainda mais agradável e inclusiva”, complementou Daniela Fantinati, head de experiência do cliente de Viracopos.

A partir da assinatura do termo de adesão hoje, a concessionária também implementará um cronograma de treinamento e capacitação de toda a comunidade aeroportuária, incluindo funcionários de órgãos públicos, companhias aéreas e lojistas. Após a conclusão do treinamento, o aeroporto vai disponibilizar gratuitamente os cordões aos passageiros que o solicitarem.

Receba nossas newsletters