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Aviação

Virgin Atlantic quer acabar com monopólio da British Airways no Heathrow

Novo aplicativo permite que tripulação se acostume com nova aeronave mesmo à distância

A Virgin Atlantic realizou um estudo e constatou que 55% dos voos que decolam atualmente do Heathrow são do grupo IAG

Enquanto as regras de alocação dos novos slots do Aeroporto Internacional de Londres/Heahtrow são revisadas pelo governo britânico, já planejando a chegada da eventual terceira pista de pousos e decolagens, com previsão de entrega para 2026, a Virgin Atlantic se antecipou e revelou o plano estratégico de criar voos para 84 novos destinos a partir de seu hub, o que tentaria conter o domínio de participação da British Airways no aeroporto.

O CEO da Virgin Atlantic, Shai Weiss, no entanto, sabe que a expansão depende de quantos slots adicionais a companhia obterá. Em nota, Shai afirmou ainda que o aeroporto tem sido dominado pelas operações da British Airways e por companhias aéreas parceiras, sob comando do IAG (International Airlines Group), responsável também pela administração de Iberia, Vueling, Aer Lingus e LEVEL. A própria Virgin Atlantic realizou um estudo e constatou que 55% dos voos que decolam atualmente do Heathrow são do grupo IAG, contra seus 7%.

Das 84 rotas planejadas, 35 são de longo curso e servirão destinos como Panamá, Jakarta, Vancouver, Cidade do México, Santiago do Chile, Cape Town, Xian, Changi/Singapura e Sydney. A Virgin também já anunciou a intenção de concorrer diretamente em rotas que o IAG cobre atualmente com parcerias de joint venture, consideradas pela própria companhia como um monopólio, tais como Accra, Buenos Aires e San Diego.

Diante de tantas promessas e acusações, o International Airlines Group respondeu em nota. “A Virgin Atlantic teve a oportunidade de aumentar sua participação no Heathrow para 19,7% ao comprar slots, mas optou por não fazê-lo. A companhia falhou ao tentar criar uma maior concorrência no aeroporto”, alfinetou.

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