Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Turismo em Dados

Com melhorias, Pier Mauá (RJ) espera mais de 500 mil turistas na temporada de cruzeiros

pier maua porto rio cruzeiro divulgação

Serão ao todo 37 navios, sendo 35 em escalas internacionais, 84 nacionais e sete que irão atracar pela primeira vez na Cidade Maravilhosa (Divulgação)

O Pier Mauá aguarda mais de 500 mil pessoas a partir de 28 de outubro, com o início da temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023. Serão ao todo 37 navios (26 nacionais e 11 internacionais), sendo 35 em escalas internacionais, 84 nacionais e sete que irão atracar pela primeira vez na Cidade Maravilhosa. Sobressaindo nessa temporada estão os navios de longo curso que partem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários, colocando o país na rota de importantes companhias marítimas.

“Estamos muito felizes e otimistas, porque há muitos anos não tínhamos navios em datas importantes como 25 de dezembro e 01 de janeiro de 2023”, ressalta Denise Lima, diretora do Pier Mauá.

A temporada brasileira de cruzeiros 2022/2023 promete ser a maior dos últimos 10 anos, segundo a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil). Todos os navios juntos ofertarão mais de 674 mil leitos, o que ultrapassou os patamares de turistas embarcados na temporada 2019/2020, última realizada. O setor tem a expectativa de criar 44 mil empregos no Brasil de forma direta, indireta e induzido, além de gerar um impacto de R$ 3,8 bilhões na economia nacional.

“Agora, temos uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 34 de longo curso que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que vão trazer estrangeiros para o nosso país”

“Agora, temos uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 34 de longo curso que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que vão trazer estrangeiros para o nosso país. Comemoramos esse momento, sempre reforçando que a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas, a proteção do meio ambiente e o compliance sempre serão uma prioridade para a nossa indústria”, ressaltou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.

Melhorias para a temporada de cruzeiros 2022/2023

Diversas ações vêm sendo implementadas para melhorar a infraestrutura do Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, eleito sete vezes “O melhor Terminal de Passageiros da América do Sul” pelo World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo Mundial”. Os projetos estão sendo executados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, em parceria com a concessionária Pier Mauá, para atender a temporada que começa esse mês.

Entre as medidas já realizadas pela autoridade portuária no terminal de cruzeiros estão a manutenção perene das defensas, bem como a substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação, além da dragagem realizada recentemente com o intuito de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal.

Navios

Os destaques desta temporada vão para os navios maiores que transitarão pelo Pier Mauá como o MSC Seashore (capacidade para 7.077 pessoas), o MSC Seaview (capacidade para 6.842 pessoas), o Costa Firenze (capacidade para 6.538 pessoas), o MSC Preziosa (capacidade para 5.767 pessoas) e o MSC Fantasia (capacidade para 5670 pessoas).

Além deles, terão também o Costa Favolosa, Costa Fortuna, Costa Deliziosa, MSC Musica, MSC Armonia, MSC Magnifica passando pelo terminal. Sem contar os internacionais que estão voltando a todo vapor para essa temporada: Arcadia, Celebrity Infinity, Aurora, Volendam, MS Marina, Balmoral, Viking Jupiter, Azamara Pursuit, Seven Seas Voyager, Seven Seas Mariner, MS Insignia, MS Hamburg, Europa, Silver Wind, Silver Cloud, Seabourn Venture, World Explorer, Ocean Explorer, Swan Hellenic -Vega.

Sete navios estrangeiros aportarão pela primeira no Pier Mauá. São eles: Vicking Octantis, Aidasol, Norwegian Star, Bolette, Silver Moon, Seabourn Quest, Hanseatic Spirit.

Programação de navios

28 de outubro (6ª feira)
Navio: Silver Clound
Número de passageiros: 296+ 30% tripulação
Chegada: 18h
Partida: 29/10 – 20h

31 de outubro (2ª feira)
Navio: Swan Hellenic -Vega
Número de passageiros: 105 + 30% tripulação
Chegada: 07h
Partida: 18h

01 de novembro (3ª feira)
Navio: MSC Fantasia
Número de passageiros: 4.300+ 30% tripulação
Chegada: 08h
Partida: 18h

04 de novembro (6ª feira)
Navio: Viking Octantis
Número de passageiros: 378+ 30% tripulação
Chegada: 08h
Partida: 06/11 – 14h

11 de novembro (6ª feira)
Navio: Aidasol
Número de passageiros: 2.198+ 30% tripulação
Chegada: 13h
Partida: 12/11 – 20h

26 de novembro (sábado)
Navio: Viking Jupiter
Número de passageiros: 930+ 30% tripulação
Chegada: 08h
Partida: 17h

30 de novembro (4ª feira)
Navio: Celebrity Silhouette
Número de passageiros: 2.902+ 30% tripulação
Chegada: 08h
Partida: 18h

Navio: MSC Musica
Número de passageiros: 3.223+ 30% tripulação
Chegada: 09h
Partida: 19h

A programação completa encontra-se no site: https://www.piermaua.rio/programacao

Receba nossas newsletters