Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Fotos

Concais muda nome do salão principal para Aldo Leone (veja fotos)

.

.

O Salão principal do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – Concais é agora denominado Salão Aldo Leone. A mudança foi marcada nesta segunda-feira (03/05) com uma homenagem a Aldo Leone; falecido em 2008; e pioneiro no fretamento de navios italianos para a costa brasileira e idealizador da Agaxtur Turismo. “Temos orgulho de ser uma empresa familiar e que está há 57 anos no mercado turismo. Através de nosso pai; Aldo Leone; herdamos o DNA da Agaxtur de vender cruzeiros marítimos”; disse Aldo Leone Filho; presidente da Agaxtir; em agradecimento durante evento no Concais; em Santos.

O presidente do Concais; Cesar Floriano; ressaltou o empreendedorismo e o esforço de Aldo Leone em desenvolver o segmento de cruzeiros no Brasil. “Leone foi o grande impulsionador para a vinda de navios ao país. Foi por sua ousadia que muitas armadoras resolveram investir no mercado de turismo brasileiro e o porto de Santos; especificamente; se tornou referência muncial em operação de cruzeiros marítimos completando este ano sua 12ª operação de cruzeiros”; disse Floriano; mencionando que um dos desafios do Concais será honrar essa homenagem.

Francisco Ancona; consultor de Marketing da Costa Cruzeiros; falou em nome das companhias marítimas em atividade na costa brasileira e lembrou alguns episódios da trajetória da Agaxtur e de Aldo Leone. Entre eles: as saídas festivas dos navios fretados pela Agaxtur com direito a serpentina; a experiência de embarcar um grupo de empresários brasileiros para assistir a Copa do Mundo de 1990 a bordo de um navio com destino a Itália; a festa de 45 anos da Agaxtur no Costa Allegra e a comemoração dos 80 anos de Aldo Leone no Costa Fortuna em janeiro de 2007. “Aldo Leone é um exemplo de vida dedicada aos cruzeiros e ao turismo brasileiro”; finalizou Ancona; amigo pessoal de Algo Leone.

História – Aldo Leone veio para o Brasil em 1936 com a mãe e os irmãos a bordo fo Neptunia. Ele iria encontrar o pai em Santos. Em 1953; Aldo Leone montou uma agência de receptivo em Santos; a Agência Auxiliar de Turismo (Agaxtur). Nesta época; os navios paravam no país apenas para paradas técnicas e não havia quem oferecesse serviços aos tripulantes em trânsito. Em 1963; Leone fretou o navio Rosa da Fonseca para uma viagem de 26 dias a Manaus. Desde data até julho de 1968 foram realizados 16 cruzeiros no Amazonas pela Agaxtur.

Neste mesmo ano; o empresário fez parceria com a Costa Armatori e trouxe ao Brasil o navio Andrea C. Andrea; inclusive é o nome de sua filha caçula e hoje uma das vice-presidentes da empresa. A empreitada deu certo e a Costa Armatori resolveu investir no Brasil e com a força de vendas da Agaxtur trouxe os navios Franca C; Italia; Danae; Enrico C; Eugenio C; Frederico C; Costa Allegra; Costa Marina; Tropicale e Costa Classica.

    

Família de Aldo Leone ao lado de placa de homenagem ao fundador da Agaxtur

Receba nossas newsletters