Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Conheça os bastidores dos serviços da MSC

Muitas pessoas que viajam pelo litoral brasileiro em transatlânticos não imaginam o universo de profissionais que atuam nos bastidores dos navios para garantirem a os serviços de entretenimento, gastronomia, manutenção, atendimento a bordo e muito mais. A frota de doze navios da MSC – que navegam por diferentes continentes durante todo o ano – possui equipes compostas por profissionais das mais variadas formações.

São, por exemplo, mil artistas, entre dançarinos e músicos, mais de 120 pessoas encarregadas de polir copos e taças, 80 eletricistas, 54 carpinteiros, além de 110 encanadores e técnicos, que estão sempre prontos para consertar desde as geladeiras industriais das cozinhas até reparar as centenas de quilômetros de encanamentos que compõem a estrutura de cada navio. Para a segurança e bem estar dos hóspedes, encontram-se 100 bombeiros e, em média, 50 médicos e enfermeiros.

O setor gastronômico é um dos que conta com as maiores equipes: são mais de 2.230 chefs e ajudantes, além de uma padaria com padrão europeu para cada navio, com um time de oito a 14 especialistas que se dividem entre os turnos diurnos e noturnos para produzirem, de forma artesanal, de 600 e 1.000kg de doces, pães, foccacias, baguetes, croissants e muffins todos os dias. A MSC Cruzeiros também emprega pelo menos um pizzaiolo em cada transatlântico.

Na MSC Cruzeiros, que trará ao país quatro gigantes dos mares para a temporada 2012/2013, serão 4.506 tripulantes para atender o público sul americano. Desse total, 25% serão brasileiros, a segunda maior nacionalidade encontrada a bordo dos navios. Ou seja, aproximadamente 1.126 brasileiros estarão nos quatro transatlânticos que virão para a próxima temporada.

Estreando em águas brasileiras a partir de novembro, o MSC Fantasia – o maior e mais belo navio a realizar uma temporada completa no Brasil com capacidade para 4.363 hóspedes e o MSC Magnifica para 3.223, somam 1.370 e 1.038 tripulantes, respectivamente. Já no MSC Orchestra e MSC Musica – que comportam também 3.223 hóspedes, as equipes que atenderão os brasileiros são formadas por 1.054 e 1.014 profissionais vindos de países como Itália, Brasil, França, Alemanha, Espanha, Índia, entre outros.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters