Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Cruzeiros: Argentina deve autorizar escalas em Buenos Aires e Uruguai proibir desembarques

Bahamas Paradise Line anuncia retorno às Bahamas

Argentina deve aprovar a a realização da temporada cruzeiros, enquanto Uruguai deve barrar desembarque

O futuro da temporada de cruzeiros na América do Sul começa a ganhar capítulos finais. Enquanto no Brasil a liberação depende apenas da aprovação de protocolos apresentados pelo setor à Anvisa (que deve ser definido nesta semana), nos países vizinhos a decisão sobre a realização da temporada também parece estar próxima.

Em coletiva realizada nesta quarta-feira (11), do ministro de Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens, afirmou que o país pretende receber cruzeiros nesta temporada. “Estamos trabalhando para receber cruzeiros. Estamos terminando de definir os requisitos para abrir, em termos sanitários, e então vamos poder ter desembarques em Buenos Aires”, afirmou o Lammens.

Pesa a favor da decisão de contar com cruzeiros na Argentina o processo de abertura iniciado pelo país, que passou a permitir a entrada de turistas de países vizinhos em Buenos Aires.

Mas se na Argentina e no Brasil o panorama é positivo, no Uruguai a tendência é de que não aconteçam desembarques de cruzeiristas. De acordo com notícia divulgada pelo portal Hosteltur, o país pode permitir a entrada de cruzeiros nos portos, mas sem a saída de passageiros. O próprio presidente do Uruguai, Luís Lecalle Pou chegou a afirmar que será um verão “de fronteiras fechadas”.

Caso as decisões dos dos países se confirmem, a MSC Cruzeiros, única empresa a operar na América do Sul na temporada 2020/21, pode contar com alterações em sua programação. Os itinerários divulgados preveem escalas em Montevidéu e Punta Del Este no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina, com os navios Preziosa, a partir do Rio de Janeiro, e Musica, a partir de São Paulo e Itajaí, além do Sinfonia, que contaria com embarques na Argentina e no Uruguai.

BRASIL

No Brasil, o aval para temporada virá do Grupo Técnico Interministerial de Emergência em Saúde Pública, composto pelas pastas da Saúde, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Desenvolvimento Regional. A decisão, no entanto, depende de um parecer técnico final em relação aos protocolos.

A expectativa é de que a decisão sai nos próximos dias. Pesa a favor o apoio de diversos ministérios e do próprio presidente Jair Bolsonaro, além do trabalho realizado pelo Ministério do Turismo e da Embratur. O documento que está em análise na Anvisa inclui todos os procedimentos de saúde e segurança, além de simulações de medidas tomadas em caso de infecções ou suspeitas de infecções a bordo.

Receba nossas newsletters