Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

“Debate deve significar retomada do setor”, diz Renê Hermann

Renê Hermann, presidente do Conselho de Administração da Clia Brasil

Renê Hermann, presidente do Conselho de Administração da Clia Brasil

BRASÍLIA – O presidente do Conselho de Administração da Clia Brasil, Renê Hermann, foi o primeiro a discursar durante o seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”, promovido pela entidade em Brasília durante toda esta quarta-feira (29). Herman, que é também diretor da Costa Cruzeiros no país, destacou a importância do evento e de debater de forma técnica os problemas enfrentados pelo setor, que passou de 20 navios em 2010 para apenas sete na atual temporada.

“Este é o local ideal para este debate, firmar novas parcerias estratégicas e para buscarmos as respostas adequadas”, afirmou o executivo. Ele lembrou que ao redor do mundo, o setor cresce com números impressionantes, com uma perspectiva de embarcar 25,8 milhões de passageiros neste ano em 470 navios. “São dados muito positivos, mas por aqui teremos a menor temporada em dez anos”, complementou.

Hermann destacou ainda que existem hoje 77 novos navios encomendados pelas armadoras, que estarão todos navegando até 2026. Além disso, há a concorrência de mercados como China, que já tem 80 embarcações por ano e Austrália, com 36. “A América do Sul tem apenas 2,5% da oferta mundial de cruzeiros. Estes são alguns dos vários motivos para aproveitar este momento. Este debate tem que se traduzir em respostas para a retomada do setor”, destacou.

Não apenas os cruzeiros, mas o Turismo como um todo foi abordado no discurso de Renê Hermann. Ele lembrou que o setor representa 10% do PIB mundial, mas não atinge isso no Brasil. Para ele, há motivos para acreditar nos cruzeiros para ajudar a alavancar o turismo no país. “Infraestrutura, custos, impostos e regulação são pilares importantes a serem trabalhados. Sabemos dos desafios dos últimos anos por conta da economia, mas acredito que atingiremos a maturidade para crescer e gerar mais empregos”, afirmou.

Receba nossas newsletters