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Cruzeiros / Destinos / Turismo em Dados

Entrada de turistas estrangeiros no Brasil através de cruzeiros cresceu 102% em 2018

Ministério do Turismo também lançou um vídeo que mostra a importância do setor de cruzeiros para a economia nacional

Ministério do Turismo lançou um vídeo que mostra a importância do setor de cruzeiros para a economia nacional

O Ministério do Turismo anunciou os resultados da Demanda Turística Internacional, pesquisa sobre o perfil, hábitos e percepção dos viajantes estrangeiros que visitaram o país em 2018. O estudo, realizado ao longo de 2018 com 39 mil turistas estrangeiros, revelou que, embora o segmento aéreo siga sendo o mais utilizado por quem desembarca no Brasil (4.328.074 passageiros), o houve um aumento de 102% na entrada destes turistas pelo modal marítimo, chegando a 105.593.

O crescimento do setor também pôde ser mensurado entre os viajantes do Brasil. Em 2018, 510 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiros dentro e fora do país, número quase 15% maior do que em 2017, segundo um estudo anual da Cruise Lines International Association (Clia). A importância do setor de cruzeiros para a economia nacional foi evidenciada no VÍDEO que acabou de ser lançado pelo Ministério do Turismo

PRINCIPAIS EMISSORES

Ainda sobre o levantamento do MTur, o Brasil registrou 6.621.376 chegadas internacionais, um crescimento de 0,5% em relação a 2017 (6.588.770). O número de turistas vindos das quatro nacionalidades beneficiadas com o visto eletrônico – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – cresceu 15,73%. Os canadenses foram os que mais aproveitaram a iniciativa, com um salto de 45,3%, seguidos dos australianos (24,7%), norte-americanos (13,3%) e japoneses (5,5%). A partir da próxima segunda-feira (17), cidadãos desses quatro países estão isentos de visto para entrar no Brasil. No ranking geral de principais emissores para o Brasil estão a vizinha Argentina (2.498.483), EUA (538.532) e Chile (387.470).

AVALIAÇÃO 

As viagens de lazer representaram mais da metade da motivação dos turistas que vieram ao país (58,8%), seguidas de viagens a negócios, eventos e convenções (13,5%) e por outras motivações (27,7%), como visitas a amigos e familiares, estudos e saúde.

A hospitalidade brasileira foi o item mais bem avaliado pelos turistas estrangeiros, com aprovação de 97,9% dos viajantes. Logo após, vieram alojamentos (96,7%), gastronomia (95,9%), e restaurantes (95,8%). Os turistas europeus são os que permanecem por maior período no país (23,6 pernoites), seguidos pela média de tempo de estadia dos visitantes da Ásia, Oceania e América Central (22,7 pernoites).

Além disso, pelo quinto ano consecutivo, a internet se torna ainda mais relevante como principal fonte de informação dos turistas que vêm ao Brasil, o que corresponde a 55,7% das pesquisas sobre os destinos turísticos do país. Transporte internacional, hospedagem e pacotes são os serviços mais comprados pelos viajantes estrangeiros.

O levantamento ainda mostrou que três em cada 10 entrevistados visitaram o Brasil pela primeira vez em 2018. O estudo foi encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

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