Nos próximos dias 10 e 11 de setembro, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) participará do Seatrade South America Cruise Convention 2012. O evento, um dos mais importantes no segmento de Cruzeiros Marítimos, fará sua 2ª edição Sul-Americana no Terminal de Cruceros Quinquela Martín, em Buenos Aires, Argentina. O MERCADO & EVENTOS é Media Partner exclusivo para o Brasil do evento.
No primeiro dia do encontro, o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, participará de um debate sobre o papel dos Cruzeiros Marítimos na indústria de turismo na América do Sul, o impacto econômico na região como um todo, e as principais tendências para novos destinos e portos de escala no País, na Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.
Confira o artigo de Ricardo Amaral sobre o evento abaixo:
Pelas rotas do Seatrade
A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) participará nos dias 10 e 11 de setembro do Seatrade South America Cruise Convention 2012, um dos mais importantes encontros do mundo no segmento de Cruzeiros Marítimos. Será a segunda edição sul-americana no Terminal de Cruceros Quinquela Martín, em Buenos Aires, Argentina.
Este encontro, que só tem a agregar ao turismo do Continente, é o momento ideal para apresentar nosso grande potencial a ser explorado, nossa capacidade de crescimento e as várias características da América do Sul, o que nos permite pleitear papel de protagonista no mercado mundial de Cruzeiros.
Como presidente da Abremar, acompanhei nos últimos anos o trabalho e empenho de nossos associados e colaboradores em debater com o governo, com a sociedade e com a mídia a importância do nosso segmento como setor e a significativa contribuição nos índices gerais do turismo. Embora a Abremar seja uma associação relativamente jovem, temos conseguido avanços significativos no Brasil e pretendemos colaborar para que essas conquistas ocorram de maneira ampliada na América do Sul.
A cada Temporada, percebemos uma expansão dos impactos positivos e a contribuição do turismo de navios para a evolução da economia – seja por meio de crescente arrecadação de impostos ou pela geração de emprego. Destacamos, também, a influência e o dinamismo nos mercados regionais, com produção de renda e ativação da cadeia de serviços que circundam essa modalidade turística.
Reconhecemos que, historicamente, a nossa infraestrutura, custos e modelo foram construídos para transporte de cargas e nosso crescimento exponencial hoje exige que nos adaptemos rapidamente à nova realidade. Diante das dificuldades, temos as qualidades e vale destacar a posição geográfica, as condições naturais, a hospitalidade do latino e o interesse crescente dos estrangeiros pela América do Sul.
Nossa diversidade nos permite oferecer roteiros de praia, neve, gastronomia e as mais diversas culturas presentes na história do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e outros – tudo embelezado e emoldurado por paisagens exuberantes.
Além disso, o Seatrade tratará dos custos operacionais, impostos, desenvolvimento de infraestrutura portuária, tratamento de passageiros, questões regulatórias, questões ambientais, e a possibilidade de os navios oferecerem roteiros o ano todo na região. Por isso, estou certo de que esse encontro nos permitirá identificar desafios, oportunidades e caminhos para que nosso mercado cresça, ano após ano, e atinja níveis mundiais de competitividade. A América do Sul tem potencial de sobra para despertar uma experiência única para todos aqueles que realizarem um cruzeiro por aqui.
O Brasil já é o quinto colocado no ranking mundial do mercado de Cruzeiros Marítimos e o primeiro em número de roteiros e passageiros na América do Sul. Pelos dados da CLIA (Cruise Lines International Association), o país perde em número de passageiros apenas para Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália. De acordo com a Abremar, 792 mil cruzeiristas foram transportados na última temporada, que teve início em outubro de 2011 e terminou em maio deste ano.
Desafios e oportunidades precisam ser discutidos entre as companhias, os governos, formadores de opinião, prestadores de serviços e os passageiros, nossa prioridade. E esta edição sul-americana da Seatrade Cruise Convention demonstra o amadurecimento e crescimento do universo dos Cruzeiros Marítimos.
Ricardo Amaral
Presidente da Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos