Com investimento de 50 milhões de euros, a MSC Cruzeiros inaugurou, no último sábado (15), o seu próprio terminal em Barcelona. A construção do terminal faz parte de um projeto de expansão e modernização da infraestrutura portuária da capital catalã. Em 2021, o Conselho de Administração do Porto de Barcelona concedeu à MSC Cruzeiros uma concessão de 31 anos para a construção e operação do terminal, reforçando a presença da companhia na cidade.
O navio MSC Fantasia foi o primeiro a utilizar as novas instalações do Terminal H do Muelle Adosado, no Porto de Barcelona. O terminal, projetado pelo renomado Ricardo Bofill Taller de Arquitectura (RBTA), atenderá tanto os cruzeiros da MSC Cruzeiros quanto os da Explora Journeys, marca de luxo do grupo.
Segundo comunicado oficial da MSC Cruzeiros, a nova infraestrutura “reforça o compromisso da empresa com Barcelona e sua visão para o futuro”. O terminal se destaca pelo design, além de proporcionar uma experiência aprimorada aos viajantes, garantindo uma jornada tranquila e memorável desde o primeiro momento.
A estrutura conta com três andares interligados por duas áreas de circulação vertical entre embarque e desembarque. Escadas, escadas rolantes e elevadores foram instalados para otimizar o fluxo de passageiros. O terminal também recebeu certificações de eficiência energética e responsabilidade ambiental, incorporando tecnologias de economia de energia, materiais sustentáveis e painéis solares.
Outro destaque da infraestrutura é o sistema de captação de água do rio para reutilização, além de uma frota de veículos movidos a gás natural liquefeito (GNL) e a conexão dos navios à rede elétrica local, contribuindo para a redução da pegada ambiental.