Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC Foundation incentiva a restauração e conservação de recifes de coral

IMG 2088 MSC Foundation incentiva a restauração e conservação de recifes de coral

A ciência oceânica, a educação e a parceria público-privada estão no centro do envolvimento da MSC Foundation na conservação e restauração de corais (Divulgação)

A MSC Foundation se uniu pela segunda vez à IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) para co-apresentar, com a Fundação Velux e a Filantropia Cortes Solari, uma discussão sobre a compreensão do potencial filantrópico para a conservação dos oceanos. O encontro aconteceu no último mês, durante a Monaco Ocean Week.

Após o discurso de abertura de Sua Alteza, o Príncipe Albert II de Mônaco, sobre o tema do painel, que abordou os desafios locais de importância nacional, a MSC Foundation expôs os seus compromissos com a restauração e conservação dos recifes de coral nas Bahamas, sob o Programa Super Coral.

“Como uma Fundação relativamente jovem, que incorpora a história e experiência marítima do Grupo MSC e a perspectiva da família fundadora sobre as gerações futuras, é fundamental participar ativamente destas discussões globais entre especialistas locais e internacionais, comunidade científica, autoridades públicas, associações e o setor privado no espírito de troca de informações, experiência e transparência”, disse Daniela Picco, diretora executiva da MSC Fundation.

Ela enfatizou o valor de seus parceiros institucionais, acadêmicos e do Grupo MSC, bem como o investimento de longo prazo em estudos científicos e pesquisas para estabelecer seu berçário de corais elkhorn, criticamente ameaçado. A taxa de sobrevivência de 100% destes fragmentos de coral, após uma onda de calor marinha nas Bahamas, no verão de 2023, é um sinal promissor de resiliência térmica, proporcionando esperança para os recifes de coral na região.

A fundação iniciou a elaboração do seu Programa Super Coral para restaurar os recifes de coral da ilha Ocean Cay em 2019, mesmo ano em que a MSC Cruzeiros concluiu a restauração da ilha para os hóspedes de cruzeiros. Em colaboração com o governo das Bahamas, universidades líderes, cientistas marinhos e conservacionistas, a restauração dos ecossistemas da ilha pela MSC Cruzeiros envolveu a remoção de 7.500 toneladas de sucata e a plantação de cerca de 5.000 árvores e 75.000 plantas, flores e arbustos, além de uma rápida avaliação ambiental dos recifes de coral da Ocean Cay.

“Testemunhei em primeira mão e participei da transformação da Ocean Cay, de um deserto industrial a uma ilha repleta de vida. A visão ambiental e o compromisso da MSC Cruzeiros em cumprir os padrões para a restauração da ilha são incomparáveis na região”, afirmou o Dr. Owen O’Shea, Gestor do Programa Marinho e de Pesquisa da MSC Foundation.

“Implementado desde 2022, o nosso Programa Super Coral está comprometido com as futuras gerações de bahamenses e cientistas marinhos em torno de Ocean Cay. A sua designação pela Mission Blue e pela Dra. Sylvia Earle como “Hope Spot”, em dezembro de 2022, entre mais de 150 outros locais cientificamente reconhecidos como essenciais para a saúde do oceano, é uma conquista significativa”, finalizou.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.