Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Organização Marítima Internacional adota estratégia de emissão zero até 2050

cruzeiro CLIA Brasil divulgação 5 Organização Marítima Internacional adota estratégia de emissão zero até 2050

A IMO tem como objetivo atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa no transporte marítimo internacional por volta de 2050 (Divulgação/Clia)

A Organização Marítima Internacional (IMO) das Nações Unidas adotou uma estratégia para descarbonizar o transporte marítimo global. O anúncio foi feito na recente cúpula climática de Proteção do Meio Ambiente Marinho, em Londres. A IMO tem como objetivo atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa no transporte marítimo internacional por volta de 2050, um passo importante para o esforço de combate às mudanças climáticas.

“Esta é uma notícia fantástica para o futuro da indústria de navegação global, já que a IMO adota uma estratégia acelerada para uma navegação mais limpa nos próximos anos, com a ambição final de alcançar um futuro com emissão zero”, diz Tore Enger, CEO do grupo TECO 2030, empresa norueguesa de energia limpa que desenvolve tecnologia de emissão zero para o setor marítim.

O secretário-geral da IMO, Kitack Lim, também aplaudiu a decisão quando foi anunciada. “A adoção da Estratégia de Gases de Efeito Estufa da IMO de 2023 abre um novo capítulo para a descarbonização marítima”, disse Lim.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por sua vez, também emitiu uma declaração demonstando seu apoio ao novo plano da IMO. O WTTC classifica o ambicioso plano da IMO de alcançar emissões líquidas zero de “marco crucial para a indústria de cruzeiros e nosso planeta”. A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, também pediu aos governos de todo o mundo para intensificar e ajudar a IMO a atingir seu novo objetivo.

“Pedimos aos governos que apoiem ativamente os combustíveis marítimos sustentáveis, energia em terra e outras tecnologias líquidas zero em todos os setores de navegação”, disse Simpson em comunicado. “A colaboração entre os governos e a indústria é vital para alcançar emissões líquidas zero”, completou a CEO do WTTC.

Receba nossas newsletters