Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Vision of the Seas passa por inspeção após novo surto de gastroenterite e próximo cruzeiro sai amanhã; dia 13

O navio Vision of the Seas; da armadora americana Royal Caribbean; enfrenta um novo surto de gastroenterite. Outros 47 casos foram confirmados em passageiros do cruzeiro iniciado em 5 de março.

Em razão do surto da doença; o transatlântico passa nesta sexta-feira (12/03); durante sua escala no Porto de Santos; por um novo processo de desinfecção. A limpeza atrasará em um dia o início do próximo cruzeiro que; agora; só começará neste sábado.

Essa informação já havia sido divulgada pela própria Royal Caribbean em comunicado enviado ontem (11/03).

O procedimento é uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele será necessário para eliminar a presença a bordo de norovírus; apontado como causa do primeiro surto de gastroenterite que atingiu 348 pessoas 310 hóspedes e 38 tripulantes no cruzeiro iniciado no dia 1º de março.

A desinfecção; que não pode ser feita com hóspedes a bordo; terá duração de 24 horas. Ela será realizada em diversas áreas da embarcação restaurantes; cozinhas; bares; lojas; spa; piscinas; solarium; teatro; cassinos; salões de jogos; academia; salões de beleza; áreas de circulação; cabines (dos tripulantes e dos passageiros) e banheiros.

Para a limpeza; será utilizado hipoclorito de sódio a 0;1% (1.000 ppm – partes por milhão); agente desinfectante capaz de reduzir o norovírus nos ambientes a níveis seguros.

O embarque no cruzeiro previsto para hoje (12/03) ocorrerá só amanhã (13/03) das 14 às 17 horas. O roteiro também sofreu alterações. Originalmente; a embarcação faria uma escala em Búzios (RJ) sábado. Agora; só irá parar em Ilhabela (SP); no domingo. O navio retornará a Santos na segunda-feira; dia 15.

Os hóspedes que optarem por cancelar a viagem receberão uma carta de crédito; com validade de 12 meses; para um novo cruzeiro. Os que preferirem prosseguir no novo roteiro receberão crédito promocional a bordo; referente ao dia não realizado.

Na sexta-feira passada; o transatlântico chegou a Santos com cerca de 300 passageiros doentes. Na chegada ao porto; os passageiros tiveram de esperar três horas para desembarcar e a demora foi atribuída à inspeção da Anvisa.

O navio “Vision of the seas” levava 1.98 7 passageiros e 765 tripulantes a bordo. Por causa do surto; ninguém pode desembarcar em Búzios ; no Rio de Janeiro.  A Royal Caribbean International; ofereceu um desconto de 25% para os passageiros em uma nova viagem com a companhia.

As viroses causadas pelo norovírus causam gastroenterite ou intoxicação alimentar e são altamente contagiosas. A transmissão ocorre por ingestão de comida ou água contaminada com o vírus; contato com vômitos ou fezes de pessoas infectadas; contato com objetos contaminados ou uso de aerossóis.

Os sintomas mais comuns são náuseas; vômitos; diarreia; dores abdominais; febre ligeira e mal estar; e costumam durar de um a três dias. O tratamento dos sintomas consiste em repouso e ingestão de grande quantidade de água para repôr os líquidos perdidos.

Receba nossas newsletters