Alagoas tem na atividade turística uma das suas maiores fontes de geração de emprego, renda e oportunidades para a população. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), celebra o Dia Nacional do Turismo, nesta segunda-feira (8), com diversas conquistas que resultaram na liderança do mercado nacional e implanta uma série de ações que visam expandir o fluxo turístico internacional em terras alagoanas.
Nos oito últimos feriados, Alagoas esteve no topo do pódio em operadores e players como CVC, Decolar, Azul Viagens, Booking, entre outros. Só na primeira, considerada a maior operadora de turismo da América Latina, o estado foi líder em vendas durante todo o ano de 2022 e o mais procurado na última alta temporada de verão. Visando expandir ainda mais o setor, o estado passa a investir também na diversificação dos produtos turísticos, com lançamento do destino direcionado ao segmento de luxo marcado para esta semana, em evento com agentes e operadores do setor em São Paulo (SP).
Já para o mercado internacional, a Setur prepara uma ação para mais de 100 agentes de viagem e operadores argentinos, visando promover o estado no país vizinho, maior mercado emissor de turistas internacionais para as terras alagoanas. Já para a Europa, a secretaria lança nova etapa do plano de marketing feito em parceria com a TAP, principal companhia aérea portuguesa, que irá promover o destino nos principais países do velho continente.
“Hoje é um dia muito especial para todos que fazem o turismo em Alagoas. Em especial porque temos muito a comemorar. Expandimos a nossa malha aérea nacional e internacional, fomos destaque no crescimento da rede hoteleira, quando atingimos a marca de 40 mil leitos em todo o estado, um dos maiores crescimentos do país no período pós-pandêmico, e estamos promovendo ações de impacto no Brasil e no mundo, em parceria com os principais players do mercado”, ressalta a secretária de estado do Turismo, Bárbara Braga.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), André Santos, as ações estratégicas de gestão e marketing trouxeram ainda mais destaque para o turismo local. “Os índices que a gente vê hoje em dia dão ânimo para os empresários investirem, expandirem seus negócios e gerarem empregos. O panorama para os próximos anos é positivo e isso fortalecerá cada vez mais o trade turístico”, destacou o presidente da ABIH-AL.