Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Brasil passa a integrar novo corredor turístico sul-americano

Roteiro integrado une país à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, conectando remanescentes históricos, culturais e naturais das Missões Jesuíticas das cinco nações

Roteiro integrado une país à Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, conectando remanescentes históricos, culturais e naturais das Missões Jesuíticas das cinco nações

O Ministério do Turismo recebeu o aval do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a aprovação do projeto brasileiro que compõe o acordo internacional para integração da rota jesuítica das Missões. A implementação das ações começa em novembro, com o lançamento dos editais internacionais de licitação para execução do plano de marketing integrado, promoção e apoio à comercialização da rota multidestinos.

As ações preparam os cinco países signatários para integrar e lançar um grande corredor turístico no âmbito da parceria entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A rota conecta 19 ícones da história da colonização jesuítica na região, reconhecidos pela Unesco como patrimônios mundiais da Humanidade, além de sete áreas naturais protegidas.

Entre as ações que devem ser desenvolvidas até outubro de 2020 estão o desenvolvimento de um portal web do Corredor das Missões Jesuíticas (CMJ), a criação de um observatório de estatísticas de turismo do roteiro internacional e um concurso para selecionar projetos privados de caráter inovador, voltado especialmente a microempreendedores individuais, pequenas empresas e startups ligadas ao turismo na região.

“A parceria é um modelo de integração de projetos públicos e privados, viabilizando ações de alto impacto inclusivo e gerando novos negócios, produtos e serviços turísticos na região. A internacionalização no turismo traz novos modelos de gestão e inovação, forte fator de indução do desenvolvimento”, afirma Vinicius Lummertz, ministro do Turismo.

O BID, que destinou US$ 500 mil para a elaboração do planejamento das ações de apoio à rota integrada, classifica o Corredor das Missões Jesuíticas (CMJ) como um dos mais amplos do mundo, equiparável ao peso histórico e cultural da Rota da Seda, da Ferrovia Transiberiana e da Rota 66 norte-americana.

Um estudo da Organização Mundial do Turismo apontou que projetos transnacionais baseados em produtos turísticos compartilhados são mais efetivos para impulsionar a integração regional que projetos de outros setores econômicos. O projeto também apoiará a revisão de marcos de harmonização turística regional, como os trânsitos fronteiriços, para facilitar o fluxo de visitantes entre países.

Receba nossas newsletters