Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Búzios é a primeira cidade da América Latina com conceito ‘Smart City’

Segundo matéria do ‘O Globo’, o município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, ganhou oficialmente ontem (21/11) uma série de tecnologias para sustentabilidade e consumo eficiente de energia que, na prática, torna um dos pontos turísticos mais badalados do Rio a primeira cidade inteligente da América Latina.

A concessionária de energia Ampla resolveu fazer de Búzios seu laboratório do conceito Smart City, que já existe, por exemplo, em Málaga e Masdar, em Dubai. Numa parceria entre a Ampla, a Aneel e diversas empresas, o projeto prevê investimentos de R$ 40 milhões até o fim de 2014. A cidade foi escolhida pela concessionária para receber o projeto-piloto porque, por ser turística, atrai os olhos do mundo, seu território é pequeno e fica em uma ponta isolada da rede da Ampla, o que facilita os testes.

São vários os exemplos dessa inteligência. A Lagoa da Usina ganhou 60 lâmpadas LED comandadas remotamente que diminuirão em 60% o consumo. Essa redução deve chegar a 80% quando, em breve, sua potência puder ser alterada de acordo com o horário. Mais 90 pontos de luz assim serão instalados na Orla Bardot e na Rua das Pedras — que, aliás, recebeu uma rede Wi-Fi gratuita.

Parte central do projeto é a rede inteligente de energia, conhecida como “smart grid”. Duzentos e vinte e dois domicílios de Búzios ganharam medidores inteligentes, que dão informações aos consumidores permitindo que eles organizem melhor o seu consumo. Segundo Weules Correia, coordenador técnico do projeto, serão 6 mil medidores instalados até o meio de 2013 e, no fim de 2014, chegarão a 10.363, grande parte dos 13 mil medidores analógicos que existem hoje em Búzios. O equipamento foi desenvolvido em parceria com a italiana Enel e a Landis+Gyr Brasil.

O Globo

Receba nossas newsletters