O Ceará se tornou oficialmente membro da International LGBTQ+ Travel Association (IGLTA), reforçando sua posição como destino inclusivo para turistas LGBT+ do Brasil e do mundo. A associação, referência global no setor, promove destinos que valorizam diversidade e inclusão, conectando-os a uma rede de operadores turísticos, agências e eventos internacionais.
De acordo com a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, a parceria com a IGLTA faz parte de uma estratégia mais ampla e inclusiva, posicionando-o como líder em hospitalidade, uma característica marcante, para todos os públicos. “Estamos somando esforços e apresentando ao mundo o Ceará também como destino vibrante e compromissado com a igualdade, em que o público LGBTI+ é bem-vindo e pode desfrutar de dias inesquecíveis”, frisa.
A secretária da Diversidade do Estado, Mitchelle Meira, também ressaltou a importância da iniciativa. “A Sediv tem trabalhado em parceria com outras secretarias para garantir a inclusão da população LGBTI+ nas políticas públicas de forma transversal. A SETUR em associar-se a IGLTA reforça esse compromisso, projetando o Ceará como um destino acolhedor, seguro e inclusivo. Em parceria com a SETUR, a SEDIV tem feito um diálogo importante para trabalhar com o trade turístico para implementar ações contra a LGBTfobia, desde o receptivo até as experiências vivenciadas aqui. Essa união fortalece um turismo pautado na igualdade, respeito e hospitalidade, destacando o Ceará como um destino fascinante para todas as pessoas”, afirmou.
A adesão inclui a participação em feiras internacionais e treinamentos para sensibilização e capacitação de profissionais do setor turístico. Thiago Marques, diretor de promoção e marketing da Setur Ceará, destacou que o turismo é uma ferramenta de transformação e que a iniciativa projeta o estado não apenas por suas belezas naturais, mas como um local onde todos os turistas se sintam bem-vindos.