Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Cetur Fecomércio-RJ alinha ações para alavancar turismo no Rio de Janeiro

PHOTO-2019-04-08-17-24-54

Reunião aconteceu na sede da Fecomércio-RJ, no Flamengo

A Fecomércio-RJ realizou o primeiro fórum do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ) em 2019, reunindo os principais representantes da cadeia produtiva do turismo fluminense. O encontro definiu a agenda de prioridades dos gestores do turismo durante o ano, alinhou iniciativas conjuntas e ações para alavancar o segmento turístico nas diversas regiões do estado.

Durante o fórum, foram apresentados os projetos que já estão em prática pelo Senac RJ, Sesc Rio e Sebrae RJ, como o turismo social e de aventura. Também foram abordados temas importantes como a qualificação profissional para quadros relacionados ao setor; formação de profissionais para funções de receptivo turístico, além da inovação dos roteiros nos principais polos turísticos. O encontro também destacou roteiros turísticos que já estão formatados, mas são pouco valorizados, como turismo histórico e natural, em áreas fora dos eixos tradicionais, como a Baixada Fluminense.
O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, que abriu o encontro acompanhado do diretor da Fecomércio, Nilton Pereira, e da Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, destacou o propósito do Cetur para o fortalecimento e crescimento do turismo fluminense. “Este encontro tem como objetivo compartilhar a agenda em andamento, identificar as sinergias e otimizar as ações capitaneadas pelos diversos setores produtivos para juntos alcançarmos melhores resultados para o setor”, destacou o Antonio Queiroz.
O presidente do SindRio enfatizou a urgência de conscientização do poder público sobre questões que afetam muito a estrutura do receptivo. “Enquanto o Brasil ampliou 100 mil empregos em Bares e Restaurantes nos últimos 3 anos, o Rio de Janeiro fechou 50 mil postos de trabalho apenas nesta atividade. E a maioria são jovens entre 18 e 28 anos. Com o recente aumento do ICMS, a situação deve piorar bastante”, advertiu Blower.
Também foram discutidas outras questões importantes, como a desburocratização dos processos para a realização de grandes eventos no Estado do Rio; um melhor alinhamento entre os promotores de grandes eventos e a rede hoteleira viabilizando estadias mais longas dos visitantes; a intensificação de ações turísticas que valorizem os roteiros gastronômicos; e uma maior interlocução com os órgãos governamentais, para as reivindicações das entidades envolvidas, além do aprimoramento da segurança.
Participaram do encontro, a presidente da Abeoc-RJ, Adriana Homem de Carvalho; a presidente do Rio CVB, Sonia Chami; o presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães; o presidente do SindRio, Fernando Blower; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o presidente da Abrasel, Roberto Maciel; o presidente da FC&VBRJ, Marco Antonio Navega; o gerente da ABIH-RJ, Julio Correa; e o representante da Associação Carioca de Turismo de Aventura.
Receba nossas newsletters