Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Concurso da OMT vai eleger as ‘Melhoras Vilas Turísticas’ do mundo

12e3f1ab-4010-4913-a482-99d8dd0eca63

Concurso da OMT vai eleger melhores destinos turísticos rurais do mundo (Secom da Prefeitura de Joinville/SC)

A Organização Mundial do Turismo (OMT) está com inscrições abertas do concurso que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo em áreas rurais até 20 de agosto. Para concorrer à premiação, as vilas devem participar de uma seleção interna, conduzida pelo Ministério do Turismo, que vai selecionar três localidades para representar o Brasil no concurso global.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected] contendo todos os documentos solicitados na Chamada Pública preenchidos em inglês e português. Podem participar da Chamada Pública localidades rurais com até 15 mil habitantes que abriguem atividades tradicionais, como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e que compartilhem valores e o estilo de vida da comunidade. E, com isso, estimulam o papel do turismo na valorização e preservação dos locais

Além destes pré-requisitos já definidos pela OMT, o Ministério do Turismo levará em consideração outros três critérios para a classificação dos destinos candidatos: estar posicionado digitalmente e conseguir divulgar seus produtos turísticos; possuir ações de turismo de base comunitária ou produção associada a cadeias, como a de alimentos e de artesanato; e ter um evento tradicional com visitação turística no calendário oficial.

O resultado do concurso será anunciado em outubro, durante a Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, prevista para ocorrer em Marraquexe, no Marrocos. Por meio de um selo, a OMT identificará as “Melhores Vilas Turísticas”, que servirão de exemplo de destinos rurais na relação com bens culturais e naturais, a preservação e a promoção de valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Receba nossas newsletters