Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Conturesp aborda trens turísticos e projetos prioritários em primeira reunião de 2024

WhatsApp Image 2024 02 15 at 5.47.18 PM e1708099351464 Conturesp aborda trens turísticos e projetos prioritários em primeira reunião de 2024

O encontro contou com a presença do secretário Roberto de Lucena, da secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, e de Armando Arruda Pereira, secretário executivo do Conselho (Divulgação)

O Conturesp (Conselho Estadual de Turismo de São Paulo) realizou sua primeira reunião de 2024 nesta quinta-feira (15). Entre os destaques, o importante tema de como os trens turísticos paulistas têm sido uma opção de transformação das paisagens urbanas e rurais. O encontro contou com a presença do secretário Roberto de Lucena, da secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, e de Armando Arruda Pereira, secretário executivo do Conselho.

Durante a reunião, Lucena expressou seu orgulho pelo lançamento do 1º Distrito Turístico Urbano do Brasil, em 25 de janeiro, no dia dos 470 anos da cidade de São Paulo. Isto é uma parte de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da cidade, demarcada cujo modelo de organização tem como foco a atração de investimentos públicos e privados, gerando benefícios econômicos, fiscais e de crédito para aumentar o fluxo de turistas”, afirmou.

Já o conselheiro Fábio Barbosa discorreu sobre o Turismo Ferroviário. “Os trens turísticos têm sido uma opção de transformação das paisagens urbanas e rurais com mudança de comportamento de muitas comunidades, beneficiadas com o advento do trem turístico. Destaque para a cadeia produtiva dos Trens Turísticos que envolvem agências de turismo; meios de hospedagem; alimentos e bebidas; propriedades rurais; transportes; guias de turismo (profissional); fábrica de Cerveja; vinícolas e Monitores”.

De acordo com Barbosa, os projetos prioritários do setor para nosso Estado são os seguintes: Expresso Mantiqueira Cruzeiro – SP, Expresso Turístico/ Trem de Guararema Sabaúna – Mogi das Cruzes – SP, Trem dos Operários Sorocaba – SP, E. F. Perus Pirapora São Paulo – SP e Trem de São Roque.

Muitos conselheiros se expressaram na reunião, como Virgílio de Carvalho, assessor da Setur-SP, que fez um relato sobre a empregabilidade no setor e como vem crescendo a ocupação hoteleira paulista. Já a secretária Luciane Leite destacou os Dados Turismo 2023 e estimativas 2024, elaborados pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). “Muito importante para os planejamentos e programas do setor”, confirmou.

Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, por sua vez, destacou os próximos eventos da Pasta e tantos outros com a participação do setor como o importante programa Sabor de SP, cujo final acontece dias 6 e 7 de abril na capital paulista; a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, será de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto e a importante comemoração dos 150 anos da Imigração Italiana por São Paulo, com identidade visual pelas cores da bandeira italiana em diversos locais, como Páteo do Colégio, Edifício Matarazzo (Prefeitura de SP), Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá e Ponte Estaiada, entre outros.

Receba nossas newsletters