Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Embratur destaca valorização do patrimônio em Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

Embratur destaca valorização do patrimônio em Encontro Brasileiro das Cidades Históricas

“O maior patrimônio que a gente tem é referente a nossa história e às pessoas”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante abertura do 10ª Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco, em Paraty (RJ) (Marcio Menasce/Embratur)

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância das políticas de conservação do patrimônio para atrair turistas estrangeiros, mas também tratou de aspectos simbólicos dessas políticas para o desenvolvimento do país, em discurso no 10ª Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da Unesco.

O evento é realizado em Paraty (RJ) e vai até a sexta-feira (4) com agenda de debates sobre o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas brasileiras e na valorização e promoção do patrimônio e da cultura locais. O turismo cultural representa cerca de 37% do total do setor do mundo, conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT). E a cultura é o primeiro fator motivador para viagens, segundo dados do Global Report on Gastronomy Tourism.

“O maior patrimônio que a gente tem é referente a nossa história e às pessoas”, afirmou o presidente da Embratur. “O turismo é emprego, o turismo é renda, o turismo é conservação do meio ambiente, é valorização da cultura e do trabalhador da cultura, e o respeito às populações tradicionais. É esse o turismo que a gente quer no Brasil. Que a gente possa valorizar o patrimônio, lembrando que isso nos dá um sentido de vida e de destino para um projeto de nação”, completou.

O turismo cultural movimenta viajantes no mundo todo. O Brasil possui 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela Unesco como patrimônio mundial – a cidade de Paraty é a única da lista declarada patrimônio misto da humanidade (natural e cultural). O Brasil também tem 12 cidades com o selo de Cidades Criativas da Unesco. Durante o evento, Marcelo Freixo destacou como este patrimônio ganhou maior relevância na estratégia de promoção dos atrativos.

“Que este encontro possa ser de grande troca de experiências, para que a gente possa buscar recursos, investimento e cuidado para o patrimônio do Brasil. Valorizar o patrimônio é um projeto de nação. Na Embratur, a gente criou uma coordenação de afroturismo. Isso tem relação com Paraty, tem relação com o patrimônio, porque, mais do que combater o racismo com frases, a gente tem que combater o racismo gerando emprego, renda e tendo orgulho das nossas origens”, disse o presidente da Embratur.

Receba nossas newsletters