Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Embratur utilizará censo da população quilombola do IBGE em estratégia de afroturismo

Embratur utilizará censo da população quilombola do IBGE em estratégia de afroturismo

Embratur produziu, em maio deste ano, um mini documentário sobre turismo de base comunitária no quilombo Kalunga no município de Cavalcante (Divulgação)

A Coordenação de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur já solicitou os dados brutos do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a população quilombola do país. O propósito é de entender o perfil socioeconômico de cada comunidade e projetar quais os desafios de qualificação destas localidades como destinos turísticos.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (27), a população descendente de quilombola no Brasil é de 1.327.802 pessoas e representa 0,65% do total de habitantes. O levantamento inédito identificou 473.970 domicílios onde residia, pelo menos, uma pessoa quilombola, espalhados por 1.696 municípios brasileiros (30,5% do total).

“Já estamos fazendo um mapeamento dentro do turismo de experiências, que envolve gastronomia, cultura, religiosidade e patrimônio, tudo isso combina com as comunidades quilombolas. Com o censo, nós vamos conseguir buscar um direcionamento, em parceria com órgãos como o Sebrae, que busque uma qualificação para esse turismo”, ressaltou Tânia Neres, coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas.

Receba nossas newsletters