O 2° Encontro de Gestores Públicos de Turismo da Bahia; promovido pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa nesta sexta-feira (03/12); reuniu representantes de 40 municípios das treze zonas turísticas baianas. Os gestores tiveram a oportunidade de debater sobre as melhores práticas de turismo desenvolvidas e implantadas nos destinos indutores através do Programa de Regionalização Bahia.
A presidente da Bahiatursa; Emília Salvador Silva; destacou a importância de promover o diálogo entre os gestores municipais e o governo. “Precisamos que cada município apresente seu levantamento com as suas limitações e potencialidades; para que então o governo possa apoiar os projetos que levem o desenvolvimento sustentável para a região”; disse.
O secretário estadual do Planejamento; Antonio Valença; iniciou o ciclo de palestras e apresentou os eixos de ação do governo. Como prioridades para o período; Valença citou a criação de uma nova infraestrutura logística na Bahia e lembrou a importância do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) para as atividades econômicas locais. “O ZEE e os Planos Mestres para o Litoral Norte; Recôncavo; Litoral Sul; Semiárido e Cerrado estão aliados aos planejamentos estratégicos de Meio Ambiente e de Turismo. Essa é uma tentativa do Estado de disciplinar o uso do território de uma forma segura e fundamentada para o empreendedor e segura para o meio ambiente”; destacou.
No período da tarde; a palestra com a profª Carmélia Anna Amaral Souza; representante do Ministério do Turismo; teve como tema a “Inventariação da Oferta Turística”. “É fundamental inventariar um lugar para identificar sua potencialidade turística; é preciso formar um banco de dados com todas as informações do local”; disse.